Joanópolis comemora 141 anos e festeja Padroeiro São João Batista

Veja programação completa da festa em Joanópolis; evento mais aguardado da região será realizado no período de 19 a 24 de junho.

Veja a seguir a programação completa da festa do aniversário de 141 anos de Joanópolis.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, da Comissão Organizadora de Festas e com o apoio das demais secretarias municipais prepara toda a organização estrutural festiva: o calendário de atrações, a disposição dos palcos, a programação das apresentações culturais, folclóricas e dos shows, a hora cívica, a alvorada, bem como a organização e fiscalização de barracas de comidas típicas, das barracas de produtos diversificados, parque de diversões, segurança, decoração das ruas da cidade e de toda sua divulgação. A Paróquia São João Batista realiza toda a programação religiosa: missas, procissões e inúmeras atividades em comemoração ao padroeiro.

Joanópolis comemora 141 anos e festeja Padroeiro São João Batista (Foto: Divulgação)

As festividades são realizadas na Praça Padre Domingos Segurado (Praça da Matriz), em seu entorno e em algumas ruas adjacentes; entre os dias 19 e 24 de junho, com atividades durante o dia e a noite.

Serão 3 palcos funcionando simultaneamente – além do calçadão de atrações – com espetáculos acontecendo o dia inteiro até a madrugada. Neste ano mais de 50 artistas de diferentes gêneros musicais, rádio festa anunciando as atrações, levantamento do mastro do padroeiro, Caiapó, o tradicional Pau de Sebo, barracas de comidas típicas caipira, tropeira e junina entre outras estarão presentes nos 6 dias de festa, com especial atenção diária à qualidade através da equipe da Vigilância Sanitária.

No Palco Principal, a programação se inicia todos os dias a partir das 21h com grandes shows de artistas e bandas renomados: o destaque deste ano fica por conta do show de Maria Cecília e Rodolfo, na noite do dia 23 – virada para o dia 24, aniversário da cidade.

Joanópolis comemora 141 anos e festeja Padroeiro São João Batista (Foto: Divulgação)

No Palco Joia Rara músicas Pop Rock, MPB, rock nacional e internacional, Folk e Forró prometem agitar esta rua, especialmente os mais jovens que se aglomeram para curtir atrações locais e regionais de sucesso. Este ano, a inovação fica por conta das apresentações que se iniciam a partir das 14h, nos dias 23 e 24.

Já no Palco Caipira as apresentações ficam por conta dos tradicionais violeiros, duplas e cantores sertanejos locais e da região. Valorizando a música raiz e o patrimônio cultural de nosso município e região Bragantina, diversos artistas são convidados a se apresentar. O local também fica muito disputado pois além da boa música, lá fica instalada a famosa Rua Caipira – que teve sua mudança de lugar em 2018 para proporcionar aos frequentadores mais mobilidade, segurança, beleza, entre outras benfeitorias – e que como o próprio nome já diz, traz as barracas típicas com as iguarias tradicionais da culinária caipira representada por joanopolenses comerciantes da cidade.

O início da história à atualidade – 141 anos

Conhecida como uma das festas mais tradicionais de toda a região, o aniversário de Joanópolis e a Festa do padroeiro São João Batista, unem religiosidade, cultura e multidiversidade.

Mantendo a tradição há 141 anos – sim, pois a cidade se originou de uma festa: sua fundação foi obra dos primeiros moradores locais que se reuniram nos altos cursos dos Rios Jaguary e Cachoeira, onde se localiza atualmente a Igreja Matriz de Joanópolis, para festejar no dia 24 de junho, o transcurso do dia de São João Batista e após os festejos, decidiram que, a partir daquela data, seria nomeado um festeiro para organizar o evento todos os anos, sendo dessa forma desde 1878.

Muito tempo se passou, a tradição se concretizou e as comemorações do aniversário da cidade foram se transformando, evoluindo, se modernizando. Desde 2014 a festa foi incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, (Lei Estadual nº 15.405) e a partir deste ano de 2019 foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Município (Lei Municipal nº1.958), retratando assim a importância da mesma como fomento à cultura, promoção da atividade turística e geração de recursos às entidades e comércios participantes.

Hoje há uma grande organização e aparato em favor deste evento, que figura no calendário regional como a mais animada e aguardada comemoração entre os moradores da cidade, os visitantes e os centenas de milhares de turistas que vêm à cidade de Joanópolis durante os dias de festa para desfrutar de tudo o que ela oferece.

Confira abaixo a programação completa Joanópolis 141 anos!

PALCO PRINCIPAL

DIA 19

22h- Heitor e Banda

DIA 20

22h- Lucas e Kawan

DIA 21

23h- Giu e Gusta

DIA 22

23h- Banda Palace

DIA 23

21h- Alex e Diogo
23h- Maria Cecília e Rodolfo

DIA 24

22h- Banda Mont Serrat

CALÇADÃO

DIA 22

14h- Studio Paby Fitness
16h- Fanfarra de Caieiras
18h- Banda Municipal de Piracaia
23h- Quadrilha Tia Valdenice

DIA 23

13h- CIA de Moçambique Unidos a São Benedito
14h- Quadrilha Nova Geração
15h- Fanfarra Alegretti
15h30- Orquestra Violeiros de Sion
17h30- Recolhimento dos Andores
18h- Levantamento do mastro de São João e Santa Missa
21h- Quadrilha Bonecos Malucos

DIA 24

06h- Alvorada
09h- Ato Cívico
10h- Santa Missa
12h- Apresentação banda Santo André
13h- Caiapó de Joanópolis
Início do leilão de gado
Início Pau de Sebo
14h- Quadrilha Recanto Feliz
15h- Banda Municipal de Joanópolis
16h- Santa Missa e Procissão

PALCO CAIPIRA

DIA 19

21h- Sertanejo Acústico Marcio Vaz
22h- Andreia e Rafael

DIA 20

19h- Raiz do Sertão
21h- Apresentação do grupo Canto da Terra
22h- Ana Latanzi
23h- Jean Carlos e Gustavo

DIA 21

21h- Orquestra Matutos da Mantiqueira
23h- Tião Netto e Gustavo

DIA 22

21h- Agnaldo e Pinha
23h- Guto e Moraes

DIA 23

14h- Catira de Joanópolis Pé Firme
15h- Goiano e Paranaense
17h- Eraldo Santana e Marcello Violeiro
20h- Mayara Gois e Banda
22h- Rildo, Rinaldo e Marinho
23h- Felipe e Thiago

DIA 24

14h- Cacique e Pajé
15h- Gustavo Viola e William
18h- Mario e Miro
19h- Matias e Mantiqueira
20h- Leo Ferrara e Alessandro
21h30- Tiago Lima e Samuel

PALCO JOIA RARA

DIA 19

21h- Dmostards
23h- Rayan Canale e Banda

DIA 20

22h- Banda Old Chevy

DIA 21

21h- Helena Badari
23h- Hell Dolls Girls Band
Dj Potter (Intervalos)

DIA 22

18h- Banda O Gorpe
21h- Chicamandú
23h- Banda Monallizza (Tributo ao Tim Maia)
Dj Potter (Intervalos)

DIA 23

14h- Banda Medida Certa
15h- Velha Arte do Samba
17h- Maria Lua Forró
19h- Bruno Martins e Pablo Farina
21h- Banda Bee Gees Five
23h- Banda Lua Nua Cover
Dj Potter (Intervalos)

DIA 24

14h- Desde Agosto
16h- Trio Matilha de Joa
18h- Banda DUIJHOW
21h- Omega Trio
Dj Potter (Intervalos)

Fonte: G1.globo.com