Procon-SP dá dicas para economizar na ceia de Natal

Fazer uma lista de compras, por exemplo, ajuda a evitar gastos desnecessários; consulte as cartilhas on-line gratuitas da Fundação.

Com a chegada das festas de fim de ano, muitos consumidores já estão em busca de produtos para preparar a ceia de Natal. Para ajudar nesta tarefa, a Fundação Procon-SP tem dicas que podem render uma ótima refeição gastando pouco.

Para começar, é importante fazer uma lista de produtos. A grande variedade muitas vezes facilita mas também pode dificultar boas escolhas. Então, fazer uma lista e pesquisa prévia em folhetos e anúncios publicitários ajudam a evitar gastos desnecessários.

Para conter as despesas é preciso planejar o cardápio da ceia, incluindo todos os alimentos, bebidas e ingredientes que serão utilizados. Alguns estabelecimentos costumam fazer promoções de produtos que estão com prazo de validade próximo. Nesses casos, o ideal é comprar a quantidade que será consumida neste período para evitar riscos à saúde.

É importante também ficar atento quando o preço do produto registrado pelo caixa for diferente do informado na gôndola, vale sempre o menor.

Para incentivar o consumo consciente, a Fundação Procon-SP atualiza constantemente a cartilha de Natal. Confira aqui.