1º Encontro de Prevenção em Dependência Química será realizado dia 28

O 1º Encontro de Prevenção em Dependência Química “Olhares para a Dependência” será realizado pela Escola Legislativa, da Câmara de Atibaia, em 28 de junho, a partir das 19h.

O encontro no plenário coincide com a semana internacional de combate às drogas. O objetivo é auxiliar educadores, pessoas interessadas no tema e profissionais na área da saúde, fornecendo elementos que os possam tornar multiplicadores de informações sobre a prevenção à dependência química. O evento contará com a participação de profissionais de saúde mental (exposição teórica), familiares e dependentes em fase de tratamento (depoimentos).

Idealizado pela Clínica Jequitibá e Escola Legislativa de Atibaia (ELA), conta com o apoio da produtora de conteúdo LGBT Aceita, do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD) e do portal Agito Atibaia. A entrada é gratuita e os participantes receberão certificação.

“Olhares para a dependência” é uma oportunidade para quem quer compreender mais sobre o processo de recuperação e como a família, a educação, as ferramentas da saúde e as políticas públicas podem servir de lastro e fonte de auxílio durante o tratamento.

A primeira palestra será do psicólogo clínico Newton Moraes de Paula, com 27 anos de experiência, membro do COMAD que desde 2009 atua na área da prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas com problemas decorrentes ao uso de drogas e álcool.

A segunda palestra será de Silvio Corrêa, diretor da Clínica Jequitibá, que já foi conselheiro e presidente do COMAD – Atibaia. É palestrante voluntário há 17 anos, realizando um trabalho de prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas em escolas, empresas, hospitais e centros de ressocialização.

O ciclo terá também depoimentos sobre as drogas. A terceira palestra caberá a Tierre Di Castro, modelo e ator, que falará, pela primeira vez, de como está sendo o seu processo de recuperação. A quarta palestra terá a abordagem de Lu Horiguela, empresária, estudante de Direito e mãe. Em seu depoimento, contará sobre sua experiência à frente da clínica de dependentes químicos e sua vivência pessoal como mãe de um adicto.

A quinta palestra será de Paulo Martelli, consultor de Marketing e Vendas, arquiteto e teólogo, que coordena em nível nacional a mobilização Freemind e é diretor para América Latina do ISSUP (International Society of Substance Use Prevention and Treatment Professionals). Na sexta palestra, a fala será de Mauricio Morales Horiguela, médico psiquiatra que já foi secretário municipal de Saúde e atualmente é responsável técnico da Clínica Jequitibá.

Fonte: Câmara Municipal de Atibaia / Imagem: Kjpargeter – Freepik.com