Atibaia apresenta telemedicina como alternativa no enfrentamento ao Coronavírus

Santa Casa e hospital particular com leitos de UTI contratados pela Prefeitura contam com o atendimento médico à distância.

No final de março o Governo Federal publicou a Portaria nº 467/2020, que regulamenta atendimentos médicos à distância – a telemedicina – durante o enfrentamento da pandemia de Coronavírus.

O atendimento médico à distância já está disponível na Santa Casa de Atibaia e no hospital particular onde a Prefeitura contratou leitos de UTI para enfrentamento ao Coronavírus. Os equipamentos contam com uma plataforma digital moderna e segura, com inteligência artificial, criptografia ponta a ponta e padrão de segurança para telemedicina conforme exigências das entidades americanas.

Atibaia apresenta telemedicina como alternativa no enfrentamento ao Coronavírus (Foto: Reprodução / Site Prefeitura de Atibaia)

Por meio dessa plataforma acontece o atendimento médico remoto, em tempo real, com possibilidade de utilização de recursos que vão desde a videoconferência até a conexão com 40 tipos de aparelhos para exames, tanto de saúde primária (como aferição de pressão, entre outros) quanto especialidades (como eletrocardiograma, etc).

Entre os benefícios da telemedicina, especialmente neste momento de isolamento físico em função do Coronavírus, estão a preservação da saúde de profissionais e pacientes, que não mantêm contato direto; a otimização do expediente médico, já que no atendimento presencial parte expressiva do tempo é empregada em deslocamentos e procedimentos de higienização (à distância, um único profissional, fixo em apenas um local, reúne condições de atender a inúmeros pacientes presentes em diversos pontos, bastando que essa tecnologia esteja disponível); e maior facilidade no acompanhamento da saúde do paciente.

Conforme a portaria da União, a telemedicina pode ser utilizada para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, de monitoramento e de diagnóstico. Ainda segundo o documento do Governo Federal, todas as consultas devem ser registradas em prontuário clínico com informações do caso, indicação de data, hora, tecnologia da informação e comunicação utilizadas, além do número do Conselho Regional Profissional do médico e sua unidade da federação. Por fim, a portaria prevê autorização para os médicos emitirem atestados ou receitas desde que assinem os documentos eletronicamente (entre outras exigências relacionadas).

A telemedicina em Atibaia foi viabilizada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, junto à filial brasileira da empresa norte-americana AMD Telemedicine, líder no ramo, que cedeu o uso à Prefeitura, por comodato (portanto sem custos para o município), dos equipamentos e das respectivas licenças de software enquanto perdurar o enfrentamento ao Coronavírus.

Vale lembrar que a teletriagem, ou seja, a triagem realizada por meio de telemedicina é uma medida descentralizada de enfrentamento à pandemia de Coronavírus utilizada por países que obtiveram sucesso no combate à doença, como Coréia do Sul e Israel.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia