Atibaia é segunda cidade em SP com mais casos de febre amarela, aponta vigilância estadual

Atibaia (SP) é a segunda cidade do Estado de São Paulo com o maior número de casos de febre amarela. Somente esse ano foram 48 pessoas infectadas, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde estadual.

A doença continua sendo motivo da preocupação na região, e por isso a prefeitura intensificou as ações com a população para tentar chegar até quem ainda não se vacinou.

O filho da Marlene Bernardes morreu de febre amarela em janeiro desse ano depois de ser picado por mosquistos na zona rural da cidade. Ela tomou a vacina e contou que pediu para o filho fazer o mesmo, mas ele demorou para procurar o posto. “Ele não dava atenção para isso, falava ‘eu estou bem’. Eu chegava a brigar com ele por causa disso”, disse.

Da suspeita da doença ao início do tratamento, Valentim teve pouco tempo. “Ele começou a tremer de febre, tremia muito e foi pro hospital. Foram três dias horríveis”, disse a mãe.

O último caso notificado de febre amarela em Atibaia foi em março desse ano, no entanto, a cidade é a segunda no Estado em número de casos da doença. De janeiro a agosto foram 48 casos. Desse total, dez pessoas morreram. No mesmo período do ano passado foram dez casos no total e oito mortes.

Ação

A procura por vacina de febre amarela está em baixa nas unidades básicas de saúde. Hoje a cidade aplica dose única e tem quase 120% de imunização, mas além de moradores da cidade o número abrange moradores de municípios vizinhos que foram vacinadas na cidade.

Para quem pretende vir para a região de Bragança Paulista, Atibaia e outras cidades, a orientação é tomar a vacina com pelo menos dez dias de antecedência.

A gerente da vigilância, Rita Bergo, reforçou a importância da vacinação como forma de prevenção, principalmente por conta da proximidade com o verão. “Com a volta do calor ainda existe a possibilidade de termos transmissão nas áreas de mata. A gente sabe que tem pessoas que não quiseram tomar, têm medo, não acreditaram e negligenciaram a vacina”, disse.

Outras mortes

A doença também fez vítimas em outras cidades da região do Vale do Paraíba. Somente esse ano 12 pessoas morreram de febre amarela em Nazaré Paulista, cinco em Monteiro Lobato, quatro em São José dos Campos, três em Ubatuba e uma em Taubaté.

Fonte: G1.globo.com