Bragança Paulista atinge 100% de ocupação em leitos de UTI pelo sistema público de saúde

Segundo a Secretaria de Saúde municipal, cidade conta com 19 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pelo SUS e todos estavam ocupados na terça-feira (19).

A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista informou que atingiu na terça-feira (19) 100% de ocupação em leitos de UTI disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A prefeitura tem outros leitos de UTI preparados, mas que aguardam homologação do Estado para uso .

Ao todo, são 19 leitos, sendo que quatro deles estão ocupados por Covid-19. Segundo a Prefeitura de Bragança Paulista, se algum paciente necessitar de leito em UTI pela rede pública será encaminhado para hospitais de Campinas.

“Quem precisar de leitos de UTI pelo SUS nós vamos encaminhar para Campinas. Infelizmente estamos com 100% de ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde. Dessa ocupação, 21% são de pacientes de Covid-19. O restante da ocupação são outras doenças”, explicou a secretária Marina de Oliveira.

A prefeitura informou ainda que os hospitais de Bragança Paulista também são referência para outras cidades. O Hospital Universitário atende pacientes de 11 cidades e a Santa Casa de três: Bragança, Tuiuti e Vargem.

A administração informou que tem outros leitos de UTI em três hospitais preparados para serem usados, mas que dependem de homologação do governo Estadual. São 10 no Hospital Universitário, 10 no Hospital Bragantino e seis na Santa Casa.

No Hospital Universitário, no entanto, os 10 leitos ainda estão sendo preparados, segundo a unidade. Só após a conclusão é que será possível solicitar a homologação dos leitos ao Governo de SP.

O Hospital Bragantino confirma que os 10 leitos estão prontos. Já a Santa Casa informou que concluiu a instalação de nove leitos, três a mais do que os divulgados pela prefeitura, e aguarda habilitação do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a pasta solicitou ao Ministério da Saúde a habilitação de 26 leitos de UTI adulto, sendo 10 leitos no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, 10 leitos no Hospital Bragantino e 6 leitos na Santa Casa de Bragança Paulista.

A Secretaria municipal de Saúde informou que a cidade tinha 158 casos confirmados de coronavírus com 10 óbitos. 98 pacientes estão curados, 46 em tratamento em casa e quatro internados. Os dados são referentes ao início da tarde de terça-feira (19).

Fonte: G1.globo.com (leia a matéria completa)