Bragança Paulista confirma primeira morte causada por H1N1 em 2018

Vítima é homem de 51 anos que morava na Vila Municipal e não tinha se vacinado contra a doença. Dois outros casos suspeitos estão sendo investigados na cidade.

A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista (SP) confirmou a primeira morte por H1N1 na cidade em 2018. A vítima é um homem de 51 anos, morador da Vila Municipal, que morreu no dia nove de julho. A informação foi divulgada pela prefeitura na quarta-feira (15).

O homem deu entrada na Santa Casa da cidade no dia 24 de junho com os sintomas da influenza tipo H1N1, onde permaneceu duas semanas internado. O caso era tratado como suspeito. O paciente faleceu no dia nove de julho. Segundo a secretaria, ele não tinha tomado a dose da vacina nos últimos 12 meses.

Homem deu entrada com H1N1 na Santa Casa de Bragança Paulista (Foto: Divulgação/ site oficial)

Os exames laboratoriais só confirmaram que ele estava com a doença pouco mais de um mês depois, no dia 27 de julho, mas a informação só foi divulgada pela prefeitura na tarde desta quarta.

Outros casos

É o primeiro caso de morte pela doença na cidade. Ainda há outros dois sendo investigados. Segundo a prefeitura, a vacinação está disponível para a população nos postos de saúde.

Em nota, a administração municipal informou que ainda está sendo realizada a campanha para os grupos prioritários. Todos os postos de saúde com salas de vacinas têm doses disponíveis.

Cidade vizinha, Atibaia também registrou uma morte por H1N1 em junho.

Orientação

O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

Os sintomas de influenza são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Fonte: G1.globo.com