Campanha de vacinação contra a Influenza continua em Atibaia

Desde o dia 23 de abril, a vacinação contra a Influenza está sendo realizada em Atibaia e em todo o país. O município também já realizou o “Dia D” em 12 de maio, quando postos de saúde e volantes de todo o território nacional ofereceram vacinas durante todo o sábado. Apesar dos esforços, as metas de Atibaia ainda não foram alcançadas e é importante que as pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas.

Conforme estratégia do Governo Federal, neste momento têm direito à vacinação os profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães no pós-parto), pacientes portadores de doenças crônicas graves, professores e pessoas privadas de liberdade. Vale lembrar que as pessoas com doenças crônicas devem apresentar carta do médico atestando a indicação. Para receber a vacina o munícipe que se enquadrar em alguma dessas condições deve se dirigir a uma unidade de saúde da cidade.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Atibaia, até o último dia 14 de maio apenas 53,37% das pessoas inclusas nos grupos prioritários no município foram imunizadas, com 16.207 doses aplicadas desde o início da campanha. O grupo de professores foi o menos imunizado até então, com apenas 27,43% da população deste público-alvo vacinada. Já os idosos foram os que mais procuraram a vacina até 14 de maio, com 72,02% da população total deste público-alvo imune. Quanto às pessoas com condições crônicas, não há meta estabelecida, mas 3.008 doses já foram aplicadas em indivíduos desse grupo no município.

A meta de vacinação nacional é de 90% de cobertura vacinal da população que se enquadra nos grupos prioritários e em Atibaia isso corresponde a um total de 30.368 munícipes. Até o momento, o alcança da campanha foi de pouco mais da metade da meta estipulada, por isso a necessidade de reforçar a importância da continuidade da vacinação na cidade.

A Influenza é uma doença que ocorre durante todo o ano, mas com maior frequência no outono e inverno, quando caem as temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas que já convivem com condições crônicas importantes, como doenças do coração, do pulmão, renais, imunodeficiências, possuem maior risco de desenvolver complicações devido à Influenza. A Secretaria de Saúde de Atibaia ressalta a importância da vacinação como a melhor maneira de se prevenir contra a Influenza.

Outras medidas

Há outras medidas preventivas que podem reduzir o risco de transmissão da Influenza e de outras doenças respiratórias, como:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
• Manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Influenza. Evitar aglomerações e ambientes fechados;
• Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
• Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.