Campanha de Vacinação contra Influenza segue até o dia 30 de junho em Atibaia

Quem for de grupos prioritários e ainda não se vacinou este ano deve procurar um dos 14 pontos distribuídos por Atibaia, das 7h às 16h, para vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza está prevista para terminar no próximo dia 30 de junho em todo o Brasil, portanto, quem faz parte dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde e ainda não se vacinou este ano deve ser vacinado.

Segundo o último balanço da Secretaria de Saúde – de 18 de junho, já que a atualização acontece sempre às sextas-feiras – Atibaia superou a meta definida pelo Governo Federal, de 90%, junto a dois grupos prioritários entre os mais suscetíveis a riscos: o de idosos, com 22.160 doses (134,76%); e o de trabalhadores da área da saúde, com 5.009 (109,75%).

O município também registrou que: das crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, 6.543 (67,62%) foram vacinadas; mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas) somam 156 doses aplicadas (61,42%); gestantes somam 837 vacinas (54,14%); e adultos de 55 a 59 anos, incluídos na última fase da campanha, somam 1.887 vacinações (30,49%).

Além disso, em Atibaia já foram distribuídas 462 doses de vacina ao grupo prioritário formado pelos policiais, bombeiros e profissionais da área de segurança pública e salvamento; 1.840 doses a caminhoneiros, cobradores e motoristas do transporte público; 9.952 doses a portadores de doenças crônicas (ultrapassando o ano de 2019, quando 9.271 doses foram aplicadas); e 1.070 doses aos professores, incluídos na última fase da campanha.

Com a continuidade da campanha até 30 de junho (conforme último anúncio do Governo Federal), pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram contra a Influenza este ano devem procurar um dos 14 pontos de vacinação da Prefeitura distribuídos por toda a cidade, das 7h às 16h, para receber a dose da vacina. Apesar de não imunizar contra o Coronavírus, a vacina previne do ataque dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os tipos mais comuns no Brasil, evitando uma eventual infecção dupla que poderia sobrecarregar o sistema respiratório e causar complicações graves. Mesmo quem já recebeu a dose no ano passado deve se imunizar de novo, pois o Ministério da Saúde alertou que houve alteração de duas cepas de vírus.

Confira os postos de saúde com vacinação contra Influenza em Atibaia:

– UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201 – Centro;
– UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480 – Alvinópolis;
– UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700 – Flamenguinho;
– UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba;
– USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180 – Jd. Cerejeiras;
– USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, S/N – Imperial;
– USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antonio Cunha Leite, S/N – Portão;
– USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25 – Retiro das Fontes;
– UBS Maracanã – Rua João Neto, 580 – Maracanã;
– USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, S/N – Rio Abaixo;
– USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, S/N – Boa Vista;
– UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450 – Tanque;
– USF Cachoeira – Estr. da Cachoeira, S/N – Cachoeira;
– UBS Herconides Martins de Oliveira – Estrada Hisaichi Takebayashi, 8000 – Usina.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia