Campanha Julho Verde alerta sobre a conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço

O GAPC – Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer é uma Entidade Civil sem fins lucrativos que sobrevive unicamente de doações particulares e de algumas empresas. Tem como objetivo principal amenizar o sofrimento de seus pacientes maiores de 18 anos e suas famílias, suprindo suas necessidades básicas e melhorando sua qualidade de vida. A entidade fornece, gratuitamente: medicamentos, suplementos alimentares, próteses, fraldas geriátricas, cestas básicas, além de atendimento social, psicológico, fisioterapêutico, nutricional, jurídico e terapias alternativas.

Durante este mês, a entidade aborda sobre o tema “Julho Verde” que consiste na campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais. Esses tipos de cânceres, que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), são estimados 37.120 novos casos de câncer de cabeça e pescoço para 2020. O câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

O Tabagismo e consumo de álcool ainda são os grandes responsáveis pelo alto índice de casos de cânceres na região da cabeça e do pescoço. De acordo com dados do INCA, esse diagnóstico é registrado em três de cada dez tumores relacionados a hábitos evitáveis.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo também traz números alarmantes: oito em cada dez diagnósticos têm a ver com o cigarro: a pessoa é ou já foi fumante. A pesquisa menciona ainda que o consumo de bebida alcoólica está presente em 50% dos casos positivos.

Outro fator de risco importante para câncer na região da cabeça e pescoço é a infecção pelo papiloma vírus humano, o HPV (o mesmo que causa câncer de colo de útero, canal anal, pênis, vagina e vulva e é transmitido por via sexual). A infecção por HPV está associada, principalmente, ao câncer que surge na boca, frequente em pacientes mais jovens (menores de 45 anos).

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para as chances de cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 75% dos casos, dificultando o tratamento e deixando sequelas no paciente.

Portanto, ter uma vida saudável, evitar o tabagismo e bebida alcoólica favorece diretamente na prevenção do câncer de cabeça e pescoço. A prevenção e diagnóstico precoce fazem toda diferença!

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe as redes sociais do GAPC:

Instagram: @gapcgrupodeapoio
Facebook: www.facebook.com/grupogapc

Fonte: Assessoria de Imprensa GAPC SJC