Confira dicas para não descuidar da alimentação neste Carnaval

Para ter energia e disposição suficientes para aproveitar a folia no feriado, tome alguns cuidados com a ingestão de alimentos.

Com a chegada do Carnaval, a rotina dos foliões muda. Aumenta a atividade física, transpiração, exposição ao sol em excesso e poucas horas de sono que podem levar ao cansaço, dores ou indisposições pós-festa.

Para ter energia e disposição suficientes para aproveitar o feriado, são necessários alguns cuidados com a alimentação. De acordo com a nutricionista Milene Massaro, as refeições principais que antecedem a festa devem ser compostas de carnes magras assadas e grelhadas, saladas e acompanhamentos à base de verduras, legumes e carboidratos como o arroz e massas, de preferência integrais.

Frutas secas e castanhas de caju, do Pará, nozes e avelãs são boas opções para repor as energias entre as refeições principais (Imagem Ilustrativa)

Milene reforça ainda a necessidade de se alimentar a cada quatro horas. “Durante os dias de festa, as barras de cereais, frutas secas e castanhas de caju, do Pará, nozes e avelãs são boas opções para repor as energias entre as refeições principais. Além disso, são fáceis de carregar na bolsa”, explica.

O cuidado deve ser redobrado para o consumo de alimentos preparados na rua, como as barracas de cachorro-quente, hambúrgueres e salgados, pois podem não ser preparados e armazenados de forma correta e correm o risco de estarem contaminados com micro-organismos nocivos que podem causar doenças.

As bebidas alcoólicas em excesso podem provocar ressaca, sede, dor de cabeça e enjoos. “O uso da bebida alcoólica afeta várias partes do organismo. Desde sistema nervoso até o trato digestivo, em combinação com outras coisas, como o cigarro, acaba também atrapalhando a parte respiratória”, explica o médico Carlos Eduardo Sandoli Baia.

Para manter a hidratação mesmo com o suor e o calor intenso, é recomendável a ingestão de líquidos como água, sucos naturais, água de coco e frutas como melancia, melão e laranja.

O organismo bem hidratado poupa os músculos da fadiga, por isso as dicas devem ser seguidas antes, durante e depois da folia. Vale a pena levar uma garrafinha de água por onde for, pois o ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo