Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson conta com evento especial em Atibaia

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é celebrado neste 11 de abril e em Atibaia, cidade que conta com os serviços do Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, a data é lembrada com atividades especiais. Nesta quinta-feira (11), às 8h30, na Estação Atibaia (Av. Jerônimo de Camargo, nº 6.308, Jardim Santo Antonio), o Programa promoverá o evento “Eu, tu, ele, nós… Vamos vibrar pela Vida?”, com recepção de pacientes de Parkinson, familiares e munícipes.

Haverá a palestra de conscientização “Medicina é exercício na doença de Parkinson”, com o coordenador do Programa e fisiologista do exercício, Marcos Moura; apresentação da equipe multiprofissional do Programa, formada por neurologista, médico geriatra, fisiologista, fonoaudióloga, psicóloga e profissionais da rede de atenção básica de saúde; além de divulgação de orientações aos presentes.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 1998, e tem como objetivo esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que pacientes e familiares tenham mais qualidade de vida. O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa, que afeta movimentos, causa tremores, lentidão na mobilidade, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

O Programa

O Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos foi criado em 2015 pela Prefeitura da Estância de Atibaia (completou três anos em agosto de 2018).

O atendimento de pacientes com Parkinson de estágio 1 a 3 (a doença possui um total de cinco estágios) é realizado na Academia da Saúde, no Jardim Cerejeiras. No local, eles passam por exames específicos e são acompanhados por uma equipe especializada multidisciplinar e interdisciplinar, após avaliação dos profissionais do SUS. Atualmente, 100 pacientes com Parkinson são cadastrados no município.

De acordo com a coordenação do Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, o Programa tem como objetivo o tratamento e o cuidado do paciente na melhora da capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e, consequentemente, na realização das atividades de vida diária e em busca de independência. Além disso, visa a melhora da autoestima, autoimagem, regulação das emoções, socialização, entre outros fatores.

O tratamento do grupo de Parkinson na Academia da Saúde acontece às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, às 16h. Mais informações pelo telefone (11) 4413-4749 ou pelo e-mail academiadasaude@atibaia.sp.gov.br .

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia