Joanópolis registra primeiro óbito por febre amarela em humano

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, informa que houve o primeiro óbito por febre amarela em humano no município, registrado no dia 25 de março.

A vítima foi um homem de 51 anos de idade, morador do bairro dos Cunhas, na zona rural, onde um macaco com o vírus da doença também foi encontrado morto dois dias depois. A vítima se recusou a ser vacinada.

Os profissionais de saúde já percorreram o bairro cinco vezes para vacinar os moradores. Nos dias 19 e 20 de abril, a equipe esteve novamente no local em busca as pessoas que ainda não foram imunizadas.

A SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, também realizou análises nos mosquitos no local, no dia 19 de abril, para verificar se estão infectados com o vírus da doença.

Cabe destacar que a secretaria de Saúde vem realizando ações periódicas de intensificação da vacinação desde abril de 2017, deslocando equipes para vacinar de casa em casa na zona rural.

Cerca de 80% da população já foi imunizada contra a febre amarela. Na próxima terça-feira (24) e quarta-feira (25), os profissionais estarão vacinando os moradores do bairro Vargem Escura e proximidades, também na zona rural.

A vacina continua disponível para todos os munícipes nos postos de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. É necessário comparecer às unidades com documento com foto e carteira de vacinação, se possuir.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis