Ministério da Saúde prorroga Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

Pessoas dos grupos prioritários devem procurar um dos 14 pontos de vacinação da Prefeitura distribuídos por Atibaia, das 7h às 16h, para vacinação.

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que agora segue até o dia 30 de junho em todo o Brasil. Segundo o Governo Federal, o objetivo é que os locais que ainda não atingiram a meta de vacinar ao menos 90% de cada grupo prioritário consigam alcançá-la. Até o momento, o país atingiu essa meta em todos os grupos em apenas 1.155 (20,73%) municípios, conforme levantamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a meta de 90% de cobertura vacinal estipulada para todo o país foi alcançada somente nos grupos das pessoas com 60 anos ou mais de idade (113,3%) e trabalhadores da saúde (103,01%). Em Atibaia, o último balanço – do dia 29 de maio, já que a atualização acontece sempre às sextas-feiras – da Secretaria de Saúde registrou a vacinação de 21.874 idosos (133,02%) e 4.820 trabalhadores da área da saúde (105,61%), portanto superando as metas estipuladas para esses grupos prioritários.

Ministério da Saúde prorroga Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Imagem Iustrativa: LuAnn Hunt por Pixabay)

No município, das crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, 5.426 foram vacinadas (56,08%); mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas) somam 123 vacinas (48,43%); gestantes somam 581 vacinas (37,58%); e adultos de 55 a 59 anos, incluídos junto ao grupo dos professores na última fase da campanha, somam 1.249 vacinas (20,18%). Em Atibaia também já foram distribuídas 451 doses de vacina ao grupo prioritário formado pelos policiais, bombeiros e profissionais da área de segurança pública e salvamento; 1.408 aos caminhoneiros, cobradores e motoristas do transporte público; 8.923 aos portadores de doenças crônicas; e 763 aos professores.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano foi antecipada em virtude da pandemia de COVID-19 e está sendo realizada desde o dia 23 de março, com quatro fases distintas. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contribui para a redução das complicações e internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos prioritários definidos, em especial diante da situação de enfrentamento ao Coronavírus em todo o território nacional.

As pessoas dos grupos prioritários incluídos nas diferentes fases da campanha devem procurar um dos 14 pontos de vacinação da Prefeitura distribuídos por toda a cidade, das 7h às 16h, para receber a dose da vacina contra Influenza. Apesar de não imunizar contra o Coronavírus, a vacina previne do ataque dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os tipos mais comuns no Brasil, evitando uma eventual infecção dupla que poderia sobrecarregar o sistema respiratório e causar complicações graves. Mesmo quem já recebeu a dose no ano passado deve se imunizar de novo, pois conforme alerta do Ministério da Saúde houve alteração de duas cepas de vírus.

Confira os postos de saúde com vacinação contra Influenza em Atibaia:

– UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201 – Centro;
– UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480 – Alvinópolis;
– UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700 – Flamenguinho;
– UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba;
– USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180 – Jd. Cerejeiras;
– USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, S/N – Imperial;
– USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antonio Cunha Leite, S/N – Portão;
– USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25 – Retiro das Fontes;
– UBS Maracanã – Rua João Neto, 580 – Maracanã;
– USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, S/N – Rio Abaixo;
– USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, S/N – Boa Vista;
– UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450 – Tanque;
– USF Cachoeira – Estr. da Cachoeira, S/N – Cachoeira;
– UBS Herconides Martins de Oliveira – Estrada Hisaichi Takebayashi, 8000 – Usina.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia