Prazo para cadastro individual obrigatório do e-SUS termina em abril

Em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde, todos os usuários do Sistema Único de Saúde nos mais de 5 mil municípios brasileiros deverão preencher ficha de cadastro individual do e-SUS, banco de dados que vai nortear e determinar os investimentos na área da saúde. A atualização das informações recolhidas deve estar concluída até o dia 30 de abril e para que a população possa se cadastrar pela Internet, sem precisar se deslocar até as unidades de saúde, a Prefeitura disponibilizou o link bit.ly/cadastroesusatibaia.

População pode se cadastrar pela Internet (Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que mesmo os munícipes que não usam rotineiramente a unidade de saúde de seu bairro realizem o cadastro de todos os membros da família, pois, de acordo com o novo modelo de financiamento da atenção primária, a participação da população no e-SUS será um regulador de repasses e recursos do governo federal ao município.

À parte o papel fundamental que vem sendo desempenhado pelo sistema público de Saúde no enfrentamento da pandemia de Coronavírus, o SUS também está presente na vida dos cidadãos quando o assunto é vacina, medicamentos, vigilância sanitária ou epidemiológica. Assim, a garantia de verbas necessárias para o atendimento de excelência é influenciada pela participação e adesão de cada munícipe.

A Prefeitura esclarece que os dados informados são de responsabilidade da Secretaria de Saúde, exclusivamente para a realização de cadastro no e-SUS, não sendo disponibilizados para nenhuma outra plataforma ou finalidade diversa da informada. Para eventuais dúvidas, entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima para cadastro completo presencial ou através do e-mail saudeti@atibaia.sp.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia