Prefeitura realiza drive-thru de vacinação contra a Influenza para idosos em Atibaia

Ação será nesta quinta-feira (26), das 8h às 12h, no Centro de Convenções, apenas para idosos acima de 60 anos.

Nesta quinta-feira (26) a Prefeitura da Estância de Atibaia realizará atendimento em formato de drive-thru para a vacinação contra a gripe Influenza, exclusivamente para idosos acima de 60 anos do município, que fazem parte do grupo prioritário conforme determinação do Ministério da Saúde. A ação acontecerá das 8h às 12h, no Centro de Convenções, e contará com doses limitadas, conforme remessa enviada pelo Estado neste momento.

O munícipe (idoso acima de 60 anos) que comparecer à vacinação não precisará sair do veículo para receber a dose, bastará abrir a porta para que o profissional da Saúde (que não entrará no veículo) aplique a vacina. As equipes da Prefeitura receberão o público pelo estacionamento inferior do Centro de Convenções (onde acontece a Feira Noturna) e darão a orientação de subida até a arena, em frente ao prédio do Centro de Convenções (já próximo à saída de veículos), onde as equipes da Secretaria de Saúde aplicarão as doses.

É importante ressaltar que a Prefeitura depende do envio das vacinas pelo Governo Estadual que, por sua vez, recebe as doses do Governo Federal.

Novas remessas devem ser encaminhadas à Secretaria de Saúde de Atibaia pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE), de forma que todos os integrantes do grupo prioritário sejam atendidos. Também é importante destacar que em virtude da antecipação da Campanha Nacional de Vacinação, as vacinas estão sendo distribuídas pelos governos Federal e Estadual em etapas, buscando suprir municípios em todo o país.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza teve início na segunda-feira (23) mas precisou ser interrompida logo no primeiro dia no município em virtude da grande procura do público (somente grupo prioritário), que levou ao esgotamento das doses disponibilizadas pelo Estado naquele momento.

Nesta quarta-feira (25), a vacinação contra a Influenza foi retomada em Atibaia (somente para o grupo prioritário) após a Prefeitura receber nova remessa de doses do Estado. Os pontos de vacinação abriram às 12h, com estoque de 5 mil doses disponibilizadas pelo Estado e distribuídas pelo Executivo entre 14 pontos, em diversas regiões da cidade, de modo a evitar aglomerações.

A continuidade da vacinação nesses pontos dependerá, portanto, do saldo da vacinação ao longo desta quarta-feira (25): no início da tarde (atendimento previsto até 16h) esses locais já registravam estoques reduzidos ou até mesmo esgotados, em razão da grande procura por parte da população integrante do grupo prioritário, que conforme o Ministério da Saúde contempla idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia