Programação do “Outubro Rosa” oferece diferentes atividades em Atibaia

Mês de prevenção ao câncer de mama contará com 15 atividades de conscientização e prevenção oferecidas gratuitamente à população.

A Secretaria de Saúde de Atibaia ofertará uma programação para o mês de outubro, para a campanha do “Outubro Rosa”. Serão realizadas neste mês 15 atividades gratuitas de prevenção ao câncer de mama e conscientização das mulheres. A programação teve início na última terça-feira (1) e segue até o dia 31 de outubro, em diversos bairros da cidade.

Objetivo da campanha é informar sobre as estatísticas acerca do câncer de mama e alertar sobre as formas de prevenção e diagnóstico (Imagem Ilustrativa)

A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente. A Prefeitura de Atibaia realizou, desde janeiro deste ano, cerca de 5 mil mamografias por meio da rede municipal de saúde. A Secretaria de Saúde de Atibaia divulgou o número de exames realizados de janeiro a setembro deste ano: 4.245.

O objetivo da campanha é informar as mulheres sobre as estatísticas acerca do câncer de mama e alertá-las sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 30% dos casos da doença podem ser evitados com bons hábitos, como prática regular de atividade física, alimentação saudável, controle de peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Outro foco da campanha do Outubro Rosa é a conscientização sobre câncer de colo de útero, por meio da Coleta do Papanicolau.

Visando o cuidado com as mulheres da cidade, a Coleta de Papanicolau e a solicitação de mamografia podem ser realizadas todos os dias do mês de outubro, das 8h às 15h, na Unidade de Saúde Santa Clara. É realizada também, às terças-feiras, palestras sobre saúde da mulher, às 7h30, na Unidade Básica de Saúde Usina.

Confira a programação completa do Outubro Rosa:

5 de outubro

  • Ações educativas, coleta de Papanicolau, cabeleireiro e maquiagem
    USF São José, às 8h

10 de outubro

  • Palestra sobre prevenção ao câncer de mama, roda de conversa sobre humor e energia
    USF Boa Vista, às 13h

14 de outubro

  • Roda de conversa com psicóloga e teste rápido
    UBS Sumico Ono, às 8h

16 de outubro

  • Palestra sobre saúde da mulher e prevenção ao câncer, quiropraxia, lian gong
    UBS Centro, às 8h

18 de outubro

  • Roda de conversa sobre relacionamento abusivo, palestra sobre prevenção ao câncer de mama, conversa com familiares de usuários de álcool de outras drogas, maquiagem, zumba e sorteio
    UBS Alvinópolis, às 8h
  • Palestra sobre câncer de mama
    UBS Flamenguinho, às 14h
  • Palestra sobre saúde da mulher e coleta de Papanicolau
    USF Cerejeiras, às 14h

21 de outubro

  • Palestra sobre câncer de mama com Abrapec
    USF Itapetinga, às 9h

22 de outubro

  • Palestra sobre alimentação saudável e prevenção ao câncer
    USF Maracanã, às 13h

23 de outubro

  • Palestra sobre saúde da mulher
    USF Portão e UBS Rosário, às 9h

26 de outubro

  • Palestra sobre importância do Papanicolau e auto exame de mama, realização de teste rápido e coleta de Papanicolau e sorteio
    USF Imperial, das 9h às 15h

29 de outubro

  • Palestra sore violência contra a mulher e dia da beleza
    CAPS, às 13h

30 de outubro

  • Bate papo com psicóloga
    USF Rio Abaixo, às 8h30

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia