Sábado é o “Dia D” da vacinação contra Influenza

Postos de saúde estarão abertos entre 8h e 17h, alguns com horários especiais, para atender público alvo da campanha.

A vacinação contra a Influenza está sendo realizada desde o dia 23 de abril e, neste sábado, dia 12, será o “Dia D”, em que os postos de saúde estarão abertos para vacinação, entre 8h e 17h. Os agentes da Secretaria de Saúde farão uma força tarefa para vacinar o maior número possível de pessoas que fazem parte do “público alvo” da campanha.

Os postos que estarão abertos das 8h às 17h são: UBS Centro, UBS Alvinópolis, UBS Flamenguinho, UBS Caetetuba, USF São José, USF Cerejeiras, UBS Portão, UBS Tanque, USF Jardim Imperial, USF Itapetinga, USF Maracanã. Alguns postos estarão abertos somente no período da manhã: UBS Campos dos Aleixos, das 8h às 10h30, e USF Cachoeira e USF Rio Abaixo, das 8h às 12h. E outros somente na parte da tarde: USF Boa Vista abrirá das 13h às 17h, Escola Franco Montoro na Ponte Alta, das 13h às 16h30, e UBS Usina, num horário intermediário, das 11h30 às 16h30.

Podem se vacinar profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães no pós-parto), pacientes portadores de doenças crônicas graves, professores e privados de liberdade. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar carta do médico atestando a indicação. A vacinação é gratuita.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 23,54% das pessoas inclusas nos grupos de risco foram imunizadas, com 7.150 doses aplicadas desde o início da campanha. O grupo de crianças foi o menos imunizado até agora, com apenas 2,52% da população, já os idosos foram os que mais procuraram a vacina e 38,23% já estão imunes. A secretaria ressalta a importância da vacinação como a melhor maneira de se prevenir contra a Influenza.

Os munícipes também podem agendar, nos postos de saúde de referência dos bairros, a vacinação de pessoas acamadas, que acontecerá também no sábado. Mais informações pelo telefone (11) 4414-2220.