Saúde: Fevereiro é o mês de combate ao câncer

O Dia Mundial do Câncer acontece todo ano em 4 de fevereiro. Trata-se de campanha de utilidade pública que visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência sobre a doença.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente de trabalho (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) e o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida).

Com o intuito de lutar contra o câncer, o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, disponibiliza algumas dicas de prevenção:

  • Primeiramente, pare de Fumar! Essa á a regra mais importante.
  • Tenha uma alimentação saudável.
  • Coma mais frutas, legumes, fibras e evite gorduras e frituras em excesso.
  • Evite ou limite a ingestão de bebida alcoólica.
  • É importante que os homens, a partir dos 45 anos se orientem sobre a importância da investigação do câncer de próstata. Procure um urologista.
  • Já as mulheres entre 25 e 65 anos precisam realizar o exame preventivo ginecológico periodicamente de acordo com a orientação médica.
  • Aquelas com idade acima de 40 anos devem realizar exame clínico das mamas anualmente.
  • As que têm casos de câncer de mama na família devem fazer essa investigação em qualquer idade, e anualmente a partir dos 35 anos.
  • Para ambos sexos, com idade acima de 50, é recomendado que se fizesse o exame de sangue oculto nas fezes.
  • Contra o câncer de pele, evite exposição prolongada ao sol, especialmente as pessoas com pele mais clara, não se exponha sem proteção solar, principalmente entre 10 e 16 horas.
  • Não se esqueça de realizar diariamente a higiene oral, escove os dentes, a língua, a gengiva e use o fio dental. Consulte o dentista regularmente.

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo auxiliar pessoas com câncer maiores de 18 anos e suas famílias. A entidade fornece gratuitamente a seus assistidos vários benefícios, entre eles, medicamentos, suplementos alimentares, fraldas geriátricas, curativos, próteses, perucas, entre outros.

Na unidade de São José dos Campos, o paciente conta ainda com atendimento social, nutricional, fisioterapêutico e psicológico, além de orientação jurídica, terapia alternativa e oficina de artes.

O GAPC está presente em 6 unidades no Brasil e possui cerca de 19 mil pacientes cadastrados, sobrevivendo unicamente de doações de particulares e empresas.

Você pode ajudar essas pessoas com câncer sendo voluntário, divulgando a entidade ou fazendo doações, basta mandar um e-mail para contato@gapc.org.br.

O GAPC São José dos Campos-SP fica na Avenida Marechal Castelo Branco, 163,
Jardim Bela Vista – Centro de São José dos Campos. Ligue (12) 3921-2001.

E lembre-se: Prevenir é o melhor remédio!