Secretaria de Saúde orienta população sobre prevenção à Febre Maculosa

Desde 2007, Atibaia registrou apenas dois casos confirmados de Febre Maculosa, que foram tratados e curados. Porém, a região sudeste tem sido uma das mais afetadas no Brasil. No Estado de São Paulo, as regiões das cidades de Campinas e Piracicaba são as áreas com maior número de notificações. Por isso, é importante manter o sinal de alerta ligado e se prevenir contra a doença. A Secretaria de Saúde de Atibaia orienta sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

A Febre Maculosa é transmitida por picadas de carrapatos e faz parte do grupo de doenças chamado riquetsioses. De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, apesar de a Febre Maculosa brasileira ser destacada como a mais severa, não há vacinas e a maneira mais eficaz de se manter longe da doença é prevenindo picadas de carrapatos em seres humanos e animais de estimação, além de controlar a proliferação destes insetos nos quintais e entornos das casas.

Prevenção

Os carrapatos vivem em áreas gramadas, cheias de arbustos ou arborizadas. Para controlar a infestação de carrapatos nessas áreas é necessário manter a grama sempre aparada bem baixa, para que os raios solares possam atingir os insetos. Em áreas de alto risco e presença constante de carrapatos, o uso de repelente com DEET (N-dietil-m-toluamida) na pele pode ajudar a prevenir as picadas.

Roupas e equipamentos de trabalhadores no meio rural, que podem ter contato com carrapatos, podem ser tratados com permetrina, um veneno usado no controle desse tipo de ácaro. As roupas tratadas desta forma garantem proteção duradoura, mesmo após várias lavagens, entretanto, devem ser lavadas separadas de outras peças.

Os pais também devem ficar atentos às crianças. A dica é examiná-las diariamente e, em casos de permanência em locais de risco, dar banho logo em seguida, lavar roupas em água quente ou secar em temperatura alta por 10 minutos, e verificar se há carrapato no corpo com o auxílio de um espelho nas áreas mais difíceis de serem examinadas.

Os animais de estimação também devem ser protegidos contra os carrapatos. Colares, sprays, xampus ou “top spot” (ampolas para aplicação no dorso do animal) devem ser usados e roupas e sapatos devem ser vistoriados regularmente. Os locais mais comuns de alojamento destes ácaros em cães são as orelhas, axilas, virilha, ao redor das patas e entre os dedos.

Após passar por lugares infestados por carrapatos, é sempre importante ficar alerta aos sinais da doença em pessoas e animais de estimação, mesmo que não se lembre de uma picada.

Contaminação

As áreas do corpo onde os carrapatos se alojam com maior frequência são: o cabelo ou em volta do couro cabeludo, nas orelhas ou próximo a elas, em volta do umbigo, embaixo do braço, entre as coxas e atrás dos joelhos.

Ao encontrar um carrapato aderido ao corpo ou em um animal de estimação, a orientação da Secretaria é removê-lo imediatamente com uma pinça, o mais próximo possível da pele, puxando-o para fora. Não se deve torcer ou empurrar.

Vários dias após a picada de carrapato infectado podem surgir sintoma como: febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas na pele.

Tratamento

A Febre Maculosa pode ser tratada e levada à cura com antibiótico, principalmente se detectada precocemente. Em caso de febre com erupções na pele e sintomas gripais, deve-se procurar um serviço de saúde para avaliação.

Vale lembrar que existem outras doenças causadas por riquetisias que são menos graves que a Febre Maculosa, entretanto, pode ser difícil distingui-las especialmente durante os estágios iniciais, por isso é sempre importante informar ao médico se houve contato com carrapato ou se esteve em lugares onde frequentemente são encontrados, nas duas últimas semanas.