Taxa de ocupação de leitos de UTI em Atibaia é de 41%; Leitos de enfermaria têm 75% de ocupação

Informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a pandemia de COVID-19, a ocupação dos leitos hospitalares se tornou uma preocupação não só das autoridades públicas, mas também passou a inquietar a população, que cada vez mais tem buscado esse tipo de informação. Em Atibaia, os dados oficiais de ocupação dos leitos em enfermaria e UTI, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, são divididos em números regionais, relativos aos 11 municípios que compõem a região bragantina, mais os leitos nos 2 hospitais particulares da cidade e um contratado em Bragança Paulista pela Administração Municipal.

Na Santa Casa, dos 4 leitos de enfermaria disponíveis, 2 estão ocupados (Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Segundo a Prefeitura de Atibaia, a cidade dispõe de 26 leitos de UTI particulares e 5 contratados pela Prefeitura para atendimento no Hospital Bragantino. Os leitos contratados pela administração municipal atualmente não estão ocupados e, na rede particular, 13 estão sendo utilizados, 11 por pacientes de Atibaia e 2 por pacientes de outras cidades, uma taxa de ocupação de 41%. Na Santa Casa, dos 4 leitos de enfermaria disponíveis, 2 estão ocupados e nos hospitais particulares, 22 dos 28 disponíveis estão sendo utilizados, o que representa uma ocupação de 75% da capacidade total de leitos de enfermaria do município.

No âmbito regional, Atibaia e mais 10 cidades que compõem a região bragantina – Bragança Paulista, Pinhalzinho, Tuiuti, Socorro, Nazaré, Piracaia, Perdões, Joanópolis, Pedra Bela e Vargem – são atendidas por 30 leitos de enfermaria e 33 de UTI disponíveis no Hospital Bragantino, Hospital Universitário São Francisco (HUSF) e Santa Casa de Bragança Paulista. A taxa de ocupação nos leitos de enfermaria, atualmente, é de 70%: são 4 leitos ocupados no Hospital Bragantino e 17 na Santa Casa de Bragança, sendo 3 pacientes de Atibaia.

Com relação aos leitos de UTI regionais, a taxa de ocupação é mais preocupante: do total de leitos oferecidos pelos 3 hospitais, 30 estão sendo utilizados, 93% da capacidade regional. No momento, 9 pacientes de Atibaia estão utilizando leitos regionais, 5 no Hospital Bragantino, 2 no HUSF e 2 na Santa Casa de Bragança. Esses dados se referem a data de hoje (23) e são atualizados pelos hospitais diariamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia