Telefonemas ao Centro de Valorização da Vida passaram a ser gratuitos

Na sessão do dia 3 de julho, o vereador Daniel da Rocha Martini falou em Tema Livre sobre a importância da prevenção ao suicídio por toda a população. No último dia 1º de julho, foi decretado que todas as ligações telefônicas ao Centro de Valorização da Vida (CVV) – rede de voluntários que atendem 24 horas por dia através do número 188, além de chat pela internet – serão gratuitas.

“Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da CVV sobre o tema são alarmantes e é muito comum as pessoas não terem a noção do quanto o suicídio é uma prática constante, no Brasil e no mundo. Até este último final de semana, eu também não tinha conhecimento sobre o assunto e nem sabia da existência da CVV, que atua diretamente com o Ministério da Saúde”, afirmou o vereador.

Anualmente, em média, 11 mil pessoas cometem suicídio no Brasil (no mundo, este número é em torno de 1 milhão, e as tentativas de suicídio no planeta podem chegar a 20 milhões). O número de mortes deste tipo tem aumentado especialmente dentro da população idosa e adolescente. Em contrapartida, segundo a OMS, 90% dos casos podem ser prevenidos desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária profissional.

“Portanto, é fundamental que seja feita uma divulgação maciça do número 188 para que a vida de pessoas que pensam em cometer este triste ato seja poupada. Não podemos ter medo de abordar de forma clara e direta este assunto e peço que a Câmara Municipal e a Secretaria de Comunicação da Prefeitura dêem a devida atenção ao tema e disponibilizem estas informações em suas redes sociais”, concluiu Daniel.

Setembro Amarelo (Combate ao suicídio)

A presidente da Câmara Roberta Barsotti disse durante a sessão que a Escola Legislativa de Atibaia (ELA) promoverá uma palestra com o bombeiro Francarlos Barbosa sobre o tema – programação que fará parte do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e combate ao suicídio em todo o Brasil. A data e o horário da palestra serão futuramente confirmados e divulgados pela ELA.