Museu Municipal João Batista Conti

O Museu Municipal João Batista Conti foi inaugurado na rua Visconde de Rio Branco (atrás da Igreja da Matriz), depois de criado pela lei nº239 de 13 de dezembro de 1952.

Museu Municipal João Batista Conti (Foto: Divulgação PEA)

Em 1951, o então prefeito Walter Engracia de Oliveira procurou recursos para organizar e fundar um museu na cidade. Contando com a ajuda de João Batista Conti – que colecionava peças há 40 anos – e o apoio da população e Câmara Municipal, o Museu foi aberto em caráter experimental a 24 de junho de 1953.

Em 24 de junho de 1954, o Museu foi inaugurado oficialmente. O local escolhido foi o prédio da antiga Casa da Câmara e Cadeia de Atibaia. Como homenagem a seu fundador, idealizador e organizador, em 3 de março de 1961, a entidade recebe o nome de “Museu Municipal João Batista Conti”.

Museu Municipal João Batista Conti (Foto: Atibaia.com.br)

O Museu conta com um rico acervo de material artístico e histórico regional com objetos de 1665 em diante, incluindo Folclore, Etnologia, Arte Sacra, Transporte e Construção do início do século, documentos do Período Imperial, jornais e moedas antigas além de fotos e objetos domésticos que ilustram a história de Atibaia, obras de Yolando Malozzi e Benedito Calixto.

O prédio onde hoje se localiza o Museu Municipal João Batista Conti foi construído em 1836, inicialmente para abrigar a Cadeia Pública e o Fórum Municipal. ɐ tombado pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de São Paulo) e pelo Conselho Municipal de Cultura.

Museu Municipal João Batista Conti (Foto: Divulgação PEA)

O Museu Municipal João Batista é tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico Nacional

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 11h30 às 17h30.
Localização: Praça Bento Paes, s/n.
Telefone para contato: (11) 4412-7153.
E-mail: museu@atibaia.sp.gov.br