Atibaia lança neste sábado (13) três novas variedades de morango

Agora com o título oficial de “Capital Nacional do Morango”, Atibaia fará o lançamento no próximo sábado, às 15h, no Cine Itá Cultural, de três novas variedades de morango, desenvolvidas pelo Projeto Jiritsu, do produtor e pesquisador Aflânio Tomikawa, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia.

O projeto tem o objetivo de criar variedades de morango nacionais e gourmet nas cores rosa, branco e vermelho, por meio do melhoramento genético, possibilitando a independência das variedades internacionais, com mudas mais tropicalizadas e adaptáveis. Com o melhoramento genético, é possível alterar a coloração, a firmeza, o aroma e também o sabor da fruta.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta. Na cidade são produzidas as variedades Camino Real, Camarosa e San Andreas. Foi em Atibaia que teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema.

Por todos esses atributos, Atibaia recebeu no mês passado o título oficial de “Capital Nacional do Morango”, após sanção de lei pelo Governo Federal.

O município promove todos os anos a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, com o apoio da Prefeitura, no mês de setembro. O evento, que retorna em 2022 após cancelamentos em 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19, acontece no período de 2 a 25 de setembro, somente às sextas, sábados e domingos, com uma edição extra no feriado do dia 7.

Também vale destacar a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, festividade que ocorreu em julho no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos, em Atibaia. Uma realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, a festa conta com apoio das prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia