Atibaia registrou aumento de 190% no número de mortes pelo Coronavírus no mês de julho

Só em julho, a cidade registrou 429 novos casos de COVID-19 e 21 mortes pela doença.

Atibaia vem registrando, nos últimos dias, um aumento significativo de casos confirmados de munícipes com o novo Coronavírus. Os números subiram especialmente no último mês.

Só em julho, a cidade registrou 429 novos casos de COVID-19 e 21 mortes pela doença. No dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 676 casos positivos de Coronavírus desde o início da pandemia e 32 óbitos em decorrência da COVID-19. Até o última dia do mês de junho, eram 247 casos positivos e 11 óbitos.  Isso representa um aumento de mais de 173% no número de casos confirmados e de 190% no número de mortes causadas pelo novo Coronavírus em julho.

(Imagem Ilustrativa de Joseph Mucira por Pixabay)

O mês de agosto também segue com números preocupantes. Só nos primeiros 5 dias do mês, foram 105 novos casos confirmados em Atibaia. Também foram registradas 3 novos óbitos por COVID-19 e 4 suspeitos.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, Atibaia registrou, na quarta-feira (5), um total de 35 óbitos causados pelo Coronavírus, 781 casos confirmados e 168 em investigação.

O percentual de mortes por COVID-19 em Atibaia é de 4,48%.

Flexibilização

No dia 24 de março, o Governo de São Paulo decretou quarentena em todo o estado, com fechamento de diversas atividades econômicas para contenção do novo Coronavírus. No entanto, em Atibaia, a flexibilização, com abertura de boa parte do comércio, já foi adotada pela prefeitura da cidade desde o dia 23 de abril.

No início do mês de julho, Atibaia foi incluída na fase vermelha do Plano São Paulo de Flexibilização, quando apenas comércios essenciais deveriam funcionar. Apesar disso, a gestão ampliou a lista de estabelecimentos permitidos, mas limitando a autorização apenas para as pequenas lojas.

No último dia 24, o Governo do Estado anunciou a transição da DRS – Divisão Regional de Saúde de Campinas, da qual Atibaia faz parte, para a Fase Laranja do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19. Na última segunda-feira (3), foi ampliado o funcionamento do comércio pela prefeitura de Atibaia, permitindo que todos os estabelecimentos abram, apesar dos números crescentes de casos confirmados de Coronavírus no município.