Atibaia se prepara para o Censo 2020 do IBGE

Estimativa é que o município registre mais de 142 mil habitantes com a realização do novo Censo Demográfico.

No próximo ano acontece em todo o Brasil o Censo Demográfico 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que busca conhecer detalhadamente como é e como vive a população brasileira, traçando um retrato abrangente e fiel do país. O Censo 2020 será a maior operação de recenseamento já organizada em território nacional, que hoje conta com mais de 211 milhões de habitantes, aproximadamente 71 milhões de endereços a serem visitados e 5.570 municípios.

O Censo 2010 contabilizou 190.755.799 milhões de habitantes no Brasil e 126.603 mil em Atibaia. Segundo o IBGE, a área territorial do município é de 478,521 km² e a densidade demográfica (total de habitantes dividido pela área) é de 264,57 habitantes por km². Para 2020 a estimativa do IBGE é que Atibaia registre 142.761 mil habitantes.

Vista parcial Atibaia (Foto: Arquivo Secom/ Prefeitura de Atibaia)

Realizado em 27 Unidades Estaduais, o Censo 2020 contará com 560 Agências do IBGE, 6.100 Postos de Coleta Municipais e 1.450 Coordenações Regionais. Apenas no Estado de São Paulo haverá 42 mil recenseadores envolvidos no Censo 2020. Atibia contará com dois Postos de Coleta e 122 recenseadores, 18 supervisores e 300 setores residenciais em sua base territorial.

O processo seletivo está previsto para 2020, sendo fevereiro as provas para as vagas (temporárias) de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), que exigirão Ensino Médio Completo, e março as provas para a vaga (temporária) de Agente Censitário (Recenseador), que exigirá Ensino Fundamental Completo.

Uma novidade do processo seletivo do Censo 2020 é que os interessados poderão concorrer tanto à vaga de supervisor quanto à vaga de recenseador, por exemplo, já que as provas para essas vagas acontecerão em datas distintas, ao contrário de edições anteriores do Censo Demográfico.

O Censo 2020 será novamente informatizado, com utilização de formulários na WEB e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho. Todos os resultados serão apresentados no portal do IBGE na internet e em meio impresso. Também haverá a alternativa de responder ao questionário do Censo 2020 preenchendo-o de forma online após digitar o código de validação e a senha gerados pelo recenseador.

Mais informações nos sites do IBGE: www.ibge.gov.br ; www.agenciadenoticias.ibge.gov.br ; e www.cidades.ibge.gov.br .

Parceria com o Poder Público

O IBGE conta com o envolvimento ativo dos governos estaduais e municipais, desde a etapa de planejamento até a execução da fase de coleta de dados do Censo Demográfico 2020. Segundo a instituição, a parceria com prefeituras e órgãos estaduais de planejamento constitui elemento fundamental para o sucesso de um censo.

O IBGE também ressalta que os resultados do Censo Demográfico têm sua relevância reforçada se forem tomadas em conta as implicações do uso das informações e das projeções de população que se fazem a partir deles, durante uma década, para a distribuição dos Fundos de Participação de Estados e Municípios.

A Prefeitura da Estância de Atibaia e o IBGE já se reuniram e voltarão a realizar encontros objetivando o pleno desenvolvimento dos trabalhos relativos ao Censo Demográfico 2020.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia