5ª Ciranda da Cidadania será realizada no sábado (11)

Ação na Praça da Matriz prestará contas dos serviços desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil da área de assistência social.

Neste sábado (11) a Prefeitura da Estância de Atibaia realiza a quinta edição da Ciranda da Cidadania, que prestará contas, junto à comunidade, dos serviços desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) de assistência social inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e parceiras do município. Na oportunidade, a população poderá conferir, na Praça da Matriz, uma amostra do trabalho realizado na área de Assistência Social em Atibaia.

O evento terá início a partir das 12h, com exposições, seguidas por apresentações das OSC, das 15h às 17h, e tem término previsto para 19h. Nos estandes de oficinas a programação prevista é a seguinte: Quick Massage das 13h às 14h; Designer de sobrancelhas, das 14h às 15h; e Artesanato, das 12h às 13h e das 17h às 18h. Também haverá uma Brinquedoteca, com oficina de confecção de brinquedos recicláveis ao longo do o evento (exceto durante as apresentações, das 15h às 17h).

Neste ano, novamente a ação contará com exposição dos projetos e trabalhos das organizações, apresentações artísticas e estandes de oficinas. Cinco OSC do município participarão do evento: Casa do Caminho, Projeto Curumim, Espaço Crescer, Mater Dei e Irmandade Pró Vila São Vicente de Paula.

A 5ª Ciranda da Cidadania ainda contará com a participação dos funcionários da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura, que estarão à disposição da população para apresentar as ações e serviços da Administração Municipal, além de esclarecer dúvidas sobre a área de Assistência Social.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, o evento, realizado desde 2013 pela Prefeitura, busca dar oportunidade às organizações cofinanciadas pelo Poder Executivo de apresentarem à população seus projetos realizados durante o ano. “As OSC têm um papel importante na rede socioassistencial do município e, por isso, toda a população está convidada a participar da Ciranda da Cidadania e conhecer um pouco desse trabalho relevante que vem sendo desenvolvido na cidade”, ressaltou.

Segundo a secretária, a Ciranda da Cidadania é uma iniciativa de transparência, prestando contas, em contato direto com a população, dos recursos financeiros disponibilizados pela Prefeitura para as OSC: R$ 4.397.476,14 milhões. “A Administração Municipal realiza um grande investimento em parcerias com as Organizações da Sociedade Civil, que complementam os serviços do Poder Público por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além do acolhimento institucional de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua”, salientou.