Ícone do site Atibaia.com.br

Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para a região

Diante da onda de calor desta semana, inclusive com previsão de temperaturas recordes serem atingidas na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para mais de 40 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte de SP, Serra da Mantiqueira e região bragantina, incluindo Atibaia.

Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo para mais de 40 cidades da região; veja locais e cuidados (Foto: Reprodução/Inmet)

O alerta é válido até às 18h do próximo domingo (24) e orienta a população sobre a previsão de registro de temperaturas acima da média, causando riscos para a saúde de moradores de 41 municípios da região (veja lista no final da reportagem).

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 40°C.

De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Cuidados básicos

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O órgão orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades física, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Outras dicas para enfrentar o tempo seco:

Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.

Cidades da região em alerta vermelho:

Fonte: G1.globo.com

Sair da versão mobile