Prazo para pagamento à vista do IPTU 2020 em Atibaia termina na próxima semana

Pagamento da cota única, com descontos que podem chegar a 10%, pode ser feito até o próximo dia 20 (sexta-feira).

o não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), principal tributo a compor a Dívida Ativa do Município, pode gerar uma série de transtornos. Além da cobrança dos acréscimos legais, o proprietário pode ser cobrado judicialmente por meio de processo de execução fiscal, ter seu nome protestado em cartório, incluído no cadastro de devedores do SPC e Serasa e, em último caso, até mesmo perder a posse do imóvel. Por isso, é importante estar atento aos prazos estabelecidos para pagamento, quitando o imposto anualmente: a segunda via do carnê do IPTU/2020 está disponível no site da Prefeitura (IPTU 2020 em links úteis) e o pagamento à vista pode ser efetuado até o dia 20 de março.

Caso opte pelo pagamento à vista, ou cota única, o contribuinte terá desconto de 5% sobre o valor total do imposto, mais 1% por ano quitado dentro do respectivo exercício, o chamado desconto adicional. É importante ressaltar que o desconto adicional é restrito aos últimos 5 anos (de 2014 a 2018) e também é concedido para pagamentos parcelados. Assim, se o contribuinte quitou o IPTU de 2014 a 2018 dentro do respectivo ano, ao pagar a cota única, o desconto concedido será de 10%. A vantagem do pagamento à vista é que pode representar economia de até 7,5% sobre o valor do imposto, considerando-se no cálculo o desconto total de 10% menos a correção monetária pela atual inflação (de 2,5% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IPCA). O valor total dos descontos concedidos para o IPTU/2020 está especificado na folha do carnê referente à cota única.

Se, por qualquer motivo, o munícipe não recebeu o carnê do IPTU/2020, deve entrar em contato com a Prefeitura por meio do Protocolo Digital de Documentos “Atibaia Sem Papel”. Cabe aqui reforçar a importância de manter atualizado o cadastro na Secretaria de Planejamento e Finanças, o que também pode ser feito pela plataforma digital. Para mais informações, entre em contato com iptu@atibaia.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 4414-2061 / 4414-2063.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia