Sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira (17)

A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam programas com maior qualidade de som e imagem.

O sinal analógico da TV aberta será totalmente desligado em 85 municípios da região de Campinas às 23h59 desta quarta-feira (17/1). A transmissão analógica também será desligada em 19 cidades da Região Bragantina e do Vale do Paraíba. A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam programas com maior qualidade de som e imagem.

A ação é considerada uma das mais desafiadoras desde o início dos desligamentos no Brasil, pois além de abranger muitas cidades, o interior paulista é responsável por mais de 800 canais abertos. Nas duas áreas do estado de São Paulo, cerca de 10 milhões de pessoas passarão a contar com transmissão totalmente digital. Serão beneficiadas cerca de 7,7 milhões de pessoas na região de Campinas e 2,3 milhões no Vale do Paraíba.

Com o desligamento do sinal analógico também haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a velocidade e a capacidade da banda larga móvel (4G) no país, além de permitir uma maior qualidade do serviço nos ambientes fechados.

Foram distribuídos 533.906 kits gratuitos (compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto) para a recepção do sinal aberto da TV digital na Região de Campinas, atingindo 85% do total de beneficiários. E também no Vale do Paraíba foram 148.915 unidades, 76%. A distribuição dos kits vai continuar por mais 30 dias. Famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, têm direito a receber o kit. Para mais informações sobre a distribuição dos kits, basta ligar para 147 ou visitar o portal www.sejadigital.com.br.

Municípios onde haverá o desligamento nesta quarta-feira,17

Região de Campinas – Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itobi, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jumirim, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piedade, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara D”Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Pedro, São Roque, Serra Negra, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torrinha, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Vale do Paraíba – Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.