Vereador faz diversos questionamentos relacionados aos casos de COVID-19 em Atibaia

Vereador pediu informações sobre número de leitos disponíveis em Atibaia, gastos com ações contra a COVID-19 e protocolo para testes.

Na sessão de terça-feira, 11 de agosto, o vereador Michel Carneiro apresentou um requerimento em que solicita à Prefeitura informações relacionadas à COVID-19 no município, como por exemplo o número de leitos disponíveis, o protocolo estabelecido para a realização de testes, entre outros dados.

O vereador iniciou sua fala mostrando no telão a imagem do boletim oficial que está sendo divulgado pela Prefeitura com os números atualizados de casos da COVID-19 em Atibaia. “Olhando para essa imagem, podemos notar que a parte que contém o número de casos recuperados está chamando mais atenção do que o restante da arte. Minha preocupação é que isso cause uma falsa impressão aos munícipes que a situação aqui na cidade está controlada, ocasionando um relaxamento nas medidas de isolamento social e de prevenção ao Coronavírus. Isso é alarmante, pois os números de casos e óbitos aumentam a cada dia aqui em nosso município”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo vereador foi a questão referente à divulgação do número de leitos disponíveis em Atibaia. “Estou encaminhando esse requerimento, pois gostaria que a Prefeitura esclarecesse se esse número de leitos desocupados que está sendo divulgado leva em consideração a soma dos leitos em hospitais públicos e particulares. Se for isso, esse formato de divulgação é muito ruim, pois apenas uma parcela da população irá ter acesso aos leitos particulares, sendo que a maioria dos munícipes depende do sistema público de saúde”, atentou o vereador.

No documento, o vereador faz os seguintes questionamentos: “qual a quantidade de UTI no município, especificando número de unidades públicas e particulares? Qual o percentual de leitos públicos e particulares disponíveis/desocupados? Do total de casos confirmados de COVID-19, quantos foram confirmados por hospitais particulares e quantos foram confirmados pela rede municipal de saúde? Dos óbitos por ocasião do Coronavírus, quantos foram confirmados por hospitais particulares e quantos foram confirmados pela rede municipal de saúde? Do total de casos recuperados quantos foram confirmados por hospitais particulares e quantos foram confirmados pela rede municipal de saúde? Do total de casos recuperados quantos necessitaram de internação em UTI, e quais unidades utilizaram, público e particular?”.

“No requerimento apresentado também pergunto se houve contratação de UTI com hospitais e com o Hospital Bragantino e, em caso positivo, qual modalidade e qual valor da contratação. Além disso, peço cópia integral dos contratos, bem como comprovantes de valores já desembolsados pela municipalidade. A Câmara já criou uma comissão para fiscalizar todos os gastos com as ações contra a COVID-19 no município e isso é extremamente importante para que possamos avaliar se esses recursos estão sendo bem investidos”, explicou Michel.

Por fim, o vereador questionou o protocolo para realização dos testes de COVID-19. “Temos recebido diversos relatos de munícipes que nos contaram que em alguns postos de saúde o teste só é concedido se o paciente estiver com febre. Mas a febre é apenas um dos sintomas dessa doença, pois o paciente pode estar com o vírus e apresentar apenas perda de olfato, cansaço ou mesmo ser assintomático. Dessa forma, peço para que o Executivo informe qual a quantidade exata e que tipo de testes de COVID-19 foram adquiridos pela Prefeitura; dos testes adquiridos, quantos testes especificamente foram realizados pela Prefeitura; e qual o protocolo para a realização dos testes”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Atibaia