Casarão Julia Ferraz terá oficinas online (e gratuitas!) de arte com memórias afetivas como matéria prima

Público irá participar de forma remota e será convidado a usar recordações pessoais como fonte de criação.

O Casarão Júlia Ferraz, centro cultural localizado em Atibaia-SP, convida o público a participar de suas oficinas de arte, dentro do contexto do Projeto “Arqueologias Afetivas”, que também conta com uma exposição online e interativa (ver Serviço). Serão realizadas duas oficinas de dança (com a artista da dança Taiana Ferraz) e duas oficinas de colagem (com a artista visual Júlia Holzhauser). As oficinas são abertas a jovens e adultos e não é preciso nenhuma experiência na área, apenas disposição e criatividade. Mais informações sobre como se inscrever no Serviço.

Dança contemporânea

As oficinas “Vestígios” terão como objetivo explorar memórias afetivas através de técnicas da dança contemporânea, usando como suporte objetos que despertem recordações, como fotos e roupas. A ideia é abordar a memória como possibilidade poética e de criação em dança, em diálogo com os registros de memória coletivos e individuais da exposição “Arqueologias Afetivas”. A primeira das duas oficinas do tema está marcada para este sábado, dia 6 de fevereiro. A segunda será marcada em breve para o mês de março.

Arte Visual – Colagem

Já as oficinas “Reminiscências Analógicas” propõem, através da experimentação artística e partilha de memórias, a criação de uma narrativa visual e estética da experiência pessoal e familiar dos participantes das oficinas. A partir de fotos pessoais, a proposta é criar uma colagem artística usando materiais como revistas, jornais, livros e outros que os participantes quiserem sugerir. A primeira oficina de colagem acontecerá no dia 14 de fevereiro e a segunda em março, em data a ser definida.

As quatro oficinas de artes são parte do projeto Arqueologias Afetivas, realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz com recursos recebidos pelo Edital de Chamamento Público de Seleção de Projetos nº 03/2020 da Prefeitura de Atibaia, de acordo com a lei federal 14.017 (Lei Aldir Blanc).

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura Federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura Estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Serviço:

Fonte: Marcos Mafra – Assessoria de Imprensa Casarão Júlia Ferraz