FESTIJANDA divulga as 24 canções selecionadas para apresentação no festival

Mais de 50 canções das 10 cidades do interior de São Paulo inscreveram suas obras; as selecionadas terão seus vídeos exibidos nos dias 13 e 14 de março; festival traz ainda shows musicais, intervenções performances e encontros com importantes nomes da MPB.

O FESTIJANDA – I Ciclo de Compositoras divulgou as 24 canções selecionadas para se apresentar no festival, que acontece até dia 28, com apresentações das músicas, período de votação, encontro com compositoras renomadas e outras ações artístico-formativas. A direção do festival informa que recebeu cerca de 60 composições gravadas de mulheres de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Igaratá, Nazaré Paulista, Bragança Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã (Terra Preta) e Francisco Morato e um Júri Técnico de fora escolheu as canções que serão exibidas. O projeto é uma ação contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB 40) – Lei Aldir Blanc – Governo do Estado de SP – Governo Federal. Confira aqui as canções selecionadas: https://festijanda.saraudajandyra.com.br/.

Intervenção – Se Essa Rua Fosse Minha (Foto: Divulgação/ FESTIJANDA)

Programação Completa FESTIJANDA – I Ciclo de Compositoras

As apresentações das 24 selecionadas acontecerão no final de semana de 13 e 14 de março. No dia 15/03, o site do festival estará aberto para receber os votos do Júri Popular. Serão premiadas 12 canções pelo Júri Técnico e uma pelo Voto Popular. As gravações das músicas premiadas acontecem nos dias 20 e 21 de março e a exibição do show final online será nos dias 27 e 28 de março. Todos os eventos serão online e contarão com acessibilidade em libras e/ou legendas.

Nos dias 12, 13 e 14 de março, as 24 compositoras que tiveram suas canções selecionadas participarão de três encontros online com as renomadas compositoras brasileiras Cátia de França, Socorro Lira e Lucina, que trarão reflexões sobre os trabalhos e os caminhos trilhados em suas trajetórias profissionais. O público poderá assistir esses encontros no segundo final de semana.

Sobre o FESTIJANDA

O movimento que gerou e realiza o FESTIJANDA – I Ciclo de Compositoras, nasceu das ações realizadas pelo Sarau da Jandyra, a cidade de Atibaia-SP. Foram 14 edições do sarau, em espaços culturais independentes e escolas públicas, com mais de uma centena de mulheres, de todas as faixas etárias e diversas etnias.

O sarau teve início em 2017, co-produziu e integrou a programação de um festival internacional de teatro, recebendo artistas do Chile e Uruguai. Em 2018, intensificou sua atuação pela representatividade e as diversas “mulheridades”, promovendo ações de políticas públicas pelos direitos da mulher e pelo patrimônio histórico da cidade: cortejos e rodas musicais que culminam na reabertura da Casa da Cultura Jandyra Massoni, fechada há mais de uma década, e na participação ativa pela preservação do Casarão Julia Ferraz. Desde o início da pandemia, o Sarau da Jandyra vem realizando ações online, o que possibilitou a participação de muitas Jandyras de outros estados e países (de Sul à Norte, do Chile à Portugal), e realizou a primeira temporada da Refulfeca – diálogo entre duas Jandyras, que conversam sobre a vida e a arte.

O projeto conta com a co-realização da ATA Cultural,associação de artistas de diversas linguagens que atua junto à comunidade para o fortalecimento da Cultura local de forma inclusiva e abrangente, e com o apoio da Casa Viva Piracaia, MAR – Movimento des Artistas Reunides de Atibaia e com a produção da Aflorar Cultura e Bufa Produções.

Serviço:

FESTIJANDA – I Ciclo de Compositoras

Resultados/Canções Selecionadas:

www.festijanda.saraudajandyra.com.br

Encontro com compositoras Cátia de França, Socorro Lira e Lucina (on-line)

12, 13 e 14 de março

Exibição das 24 selecionadas (on-line)

13 e 14 de março

Gravação das premiadas

20 e 21 de março

Exibição Show (on-line)

27 e 28 de março

Sempre às 20h

* O Festival será transmitido pelo YOUTUBE do Sarau da Jandyra: https://www.youtube.com/channel/UC_F-kO9_hJuhu417HMqZLNw

Todos os eventos transmitidos contarão com acessibilidade em libras e/ou legandas.

Fonte: Assessoria de Imprensa