Parque Natural Arte Serrinha será inaugurado oficialmente com mutirão de reflorestamento

Neste sábado (7), o Parque, localizado dentro da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, terá intervenções que unem arte e natureza, como parte da programação do Festival Arte Serrinha.

Após um incêndio ocorrido no final de setembro, que afetou parcialmente cerca de 30 hectares de sua área de visitação, o novo Parque Natural Arte Serrinha – localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, dentro da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista (90 km de São Paulo), será inaugurado oficialmente para o público neste sábado (7).

A data será marcada por uma ação que visa agir rapidamente na recuperação das áreas afetadas pelo incêndio – provocado pelas altas temperaturas e tempo seco que tomou praticamente todo o estado de São Paulo. Organizado pela direção do Parque Natural Arte Serrinha, um grande mutirão de reflorestamento está sendo convocado, a partir das 9h30, para o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região.

Arte, Natureza e Sustentabilidade

O Parque Natural Arte Serrinha é reconhecido como uma reserva ecológica particular com 10 hectares (100 mil m²) e abriga esculturas e instalações de Land Art, produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta ainda com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam – site specifics – possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição.

O visitante tem acesso a trilhas para caminhada que levam a um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista, numa união harmoniosa entre arte, natureza e sustentabilidade.

Obras

Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo assim a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como Eduardo Srur, Hugo França, BijaRi, Fernando Limberger, Michelangelo Pistoletto, Fábio Delduque, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky, Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”, explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do Parque e curador Festival Arte Serrinha.

O público interessado em conhecer os espaços e instalações deve agendar sua visita diretamente pelo site arteserrinha.com.br. Na página também é possível visualizar as instalações disponíveis para visitação e o acervo do Parque. Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, chegaram a ser danificados por conta do incêndio.

Festival Arte Serrinha

Vale ressaltar que a programação de abertura do parque, que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus) estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Desta maneira, até o dia 6 de dezembro, o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas de teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros.

Serrinha, em Bragança Paulista (Foto: Reprodução/ Site arteserrinha.com.br)

Programação – 19º Festival Arte Serrinha Especial de Abertura do Parque

De 2 a 12 de novembro, das 18h às 20h

Fórum Renascimento

Grupo 1 – Educação de Qualidade + Cultura – 02 e 03/11
Grupo 2 – Redução de Desigualdades + Cultura – 04 e 05/11
Grupo 2 – Cidades e Comunidades Sustentáveis + Cultura – 09 e 10/11
Grupo 4 – Vida na Terra + Cultura – 11 e 12/11

Informações nos links:

Festival Arte Serrinha: www.arteserrinha.com.br

Cittadelarte: http://www.cittadellarte.it/en/

Terceiro Paraíso: http://terzoparadiso.org/en

Agenda 2030 e os 17 ODS: http://www.agenda2030.org.br/ods/17/

De 6 a 8 de novembro

Descontrole Remoto – Oficina reversa – com Dora Longo Bahia, Camila Mota, Lucas Bambozzi e Mario Ramiro

De 20 a 22 de novembro

Residência de performance e moda – com Guilherme Leme e João Pimenta

De 4 a 6 de dezembro

Evento de Gastronomia e Land Art – com Bel Coelho e Jean Paul Ganem

Dia 20 de novembro

Teatro – “Genderless, Um Corpo Fora da Lei”, com Guttervil Guttervil, direção Guilherme Leme

Dia 27 de novembro

Show – Orquestra Mundana Refugi no Drive In Busca Vida

Dias 5 e 6 de dezembro

Show – Lívia Nestrovski, Lívia Mattos e Fred Ferreira

Lives

Arqueologia – com Paulo Eduardo Zanettini

Ciência na História da Arte – com Denise Mattar

Fazenda Serrinha – A Fazenda Serrinha, núcleo principal do festival, é uma linda área verde de 113 hectares e dispõe de infraestrutura com salas de aula, ateliês, restaurante, alojamentos e pousada. Em 2001 foi reconhecida pelo Ibama (atual ICMBio) como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), funcionando como centro de vivências e experimentações culturais e ambientais.

PARQUE NATURAL ARTE SERRINHA

Visitação por meio de agendamento no site: arteserrinha.com.br

Horários: Sábado, domingos e feriados das 10h às 18h

Endereço: Entrada pelo km 4,2 da Estrada da Serrinha (acesso pelo km 19 da Rodovia Fernão Dias para Piracaia)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada e crianças de 6 a 10 anos). Grátis para crianças de 0 a 5 anos.

Fonte: ABCdoABC