Ícone do site Atibaia.com.br

Parque Natural Arte Serrinha será inaugurado oficialmente com mutirão de reflorestamento

Após um incêndio ocorrido no final de setembro, que afetou parcialmente cerca de 30 hectares de sua área de visitação, o novo Parque Natural Arte Serrinha – localizado aos pés da Serra da Mantiqueira, dentro da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista (90 km de São Paulo), será inaugurado oficialmente para o público neste sábado (7).

A data será marcada por uma ação que visa agir rapidamente na recuperação das áreas afetadas pelo incêndio – provocado pelas altas temperaturas e tempo seco que tomou praticamente todo o estado de São Paulo. Organizado pela direção do Parque Natural Arte Serrinha, um grande mutirão de reflorestamento está sendo convocado, a partir das 9h30, para o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região.

Arte, Natureza e Sustentabilidade

O Parque Natural Arte Serrinha é reconhecido como uma reserva ecológica particular com 10 hectares (100 mil m²) e abriga esculturas e instalações de Land Art, produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta ainda com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam – site specifics – possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição.

O visitante tem acesso a trilhas para caminhada que levam a um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista, numa união harmoniosa entre arte, natureza e sustentabilidade.

Obras

Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo assim a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como Eduardo Srur, Hugo França, BijaRi, Fernando Limberger, Michelangelo Pistoletto, Fábio Delduque, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky, Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”, explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do Parque e curador Festival Arte Serrinha.

O público interessado em conhecer os espaços e instalações deve agendar sua visita diretamente pelo site arteserrinha.com.br. Na página também é possível visualizar as instalações disponíveis para visitação e o acervo do Parque. Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, chegaram a ser danificados por conta do incêndio.

Festival Arte Serrinha

Vale ressaltar que a programação de abertura do parque, que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus) estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Desta maneira, até o dia 6 de dezembro, o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas de teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros.

Serrinha, em Bragança Paulista (Foto: Reprodução/ Site arteserrinha.com.br)

Programação – 19º Festival Arte Serrinha Especial de Abertura do Parque

De 2 a 12 de novembro, das 18h às 20h

Fórum Renascimento

Grupo 1 – Educação de Qualidade + Cultura – 02 e 03/11
Grupo 2 – Redução de Desigualdades + Cultura – 04 e 05/11
Grupo 2 – Cidades e Comunidades Sustentáveis + Cultura – 09 e 10/11
Grupo 4 – Vida na Terra + Cultura – 11 e 12/11

Informações nos links:

Festival Arte Serrinha: www.arteserrinha.com.br

Cittadelarte: http://www.cittadellarte.it/en/

Terceiro Paraíso: http://terzoparadiso.org/en

Agenda 2030 e os 17 ODS: http://www.agenda2030.org.br/ods/17/

De 6 a 8 de novembro

Descontrole Remoto – Oficina reversa – com Dora Longo Bahia, Camila Mota, Lucas Bambozzi e Mario Ramiro

De 20 a 22 de novembro

Residência de performance e moda – com Guilherme Leme e João Pimenta

De 4 a 6 de dezembro

Evento de Gastronomia e Land Art – com Bel Coelho e Jean Paul Ganem

Dia 20 de novembro

Teatro – “Genderless, Um Corpo Fora da Lei”, com Guttervil Guttervil, direção Guilherme Leme

Dia 27 de novembro

Show – Orquestra Mundana Refugi no Drive In Busca Vida

Dias 5 e 6 de dezembro

Show – Lívia Nestrovski, Lívia Mattos e Fred Ferreira

Lives

Arqueologia – com Paulo Eduardo Zanettini

Ciência na História da Arte – com Denise Mattar

Fazenda Serrinha – A Fazenda Serrinha, núcleo principal do festival, é uma linda área verde de 113 hectares e dispõe de infraestrutura com salas de aula, ateliês, restaurante, alojamentos e pousada. Em 2001 foi reconhecida pelo Ibama (atual ICMBio) como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), funcionando como centro de vivências e experimentações culturais e ambientais.

PARQUE NATURAL ARTE SERRINHA

Visitação por meio de agendamento no site: arteserrinha.com.br

Horários: Sábado, domingos e feriados das 10h às 18h

Endereço: Entrada pelo km 4,2 da Estrada da Serrinha (acesso pelo km 19 da Rodovia Fernão Dias para Piracaia)

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia-entrada e crianças de 6 a 10 anos). Grátis para crianças de 0 a 5 anos.

Fonte: ABCdoABC

Sair da versão mobile