Projeto V.E.N.D.A.V.A.L lança convocatória para residência artística

O C.O.R.P.O nasce em Bragança Paulista em 2018 como um Encontro de Dança. Desde então acontece anualmente propondo ações culturais gratuitas e abertas para todxs os públicos, como saraus, exposições, sessões de cineclube e espetáculos de dança. Também realiza residências artísticas entre artistas locais e convidadxs do Brasil e do exterior, que visam fortalecer a rede de cultura municipal e ampliar as parcerias entre artistas, pesquisadores, programadores e produtores culturais, de modo a expandir repertórios artísticos individuais e intensificar, além da pesquisa e criação, convivências plurais, reflexões e trocas.

Em 2020, por meio da Lei Aldir Blanc de auxílio emergencial a profissionais do setor cultural, o C.O.R.P.O teve aprovação de um projeto que contempla a criação coletiva de uma performance nomeada V.E.N.D.A.V.A.L, com 20 artistas da cidade, sob direção da dançarina Marina Abib em parceria com o ator convidado Cristiano Meirelles. Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, às 20h, bragantinos e bragantinas de todas as idades terão acesso às apresentações da performance V.E.N.D.A.V.A.L, ambas virtuais, ao vivo, pelo Canal do Youtube do Encontro Corpo.

Vendaval (Foto de Marina Abib)

Ao todo, o projeto V.E.N.D.A.V.A.L – Aldir Blanc – beneficia diretamente 28 profissionais da cultura, entre artistas, produtores, programadores, gestores, pesquisadores e técnicos.

Aos encontros de criação, imersivos, com foco na aprendizagem, na pesquisa e criação autorais, damos o nome de Residência Artística. A IV Residência do C.O.R.P.O, além de ser um espaço de trocas e convivência, ou seja, a “casa virtual” onde um grupo de pessoas vai habitar por um período para criar a performance V.E.N.D.A.V.A.L, é também o espaço onde cada artista tem a oportunidade de residir em seu próprio trabalho, de entrar num constante exercício do ver como forma de conhecimento, de estarem mais íntimos de seus processos, e simultaneamente, criarem uns com os outros.

Para a realização da IV Residência Artística, o projeto C.O.R.P.O lança no dia 26 de Janeiro uma convocatória breve para pessoas maiores de idade, de Bragança Paulista, interessadas em vivenciar um processo de criação colaborativo para a criação da performance virtual V.E.N.D.A.V.A.L. As inscrições vão até o dia 29 de Janeiro. Para mais informações, basta entrar no perfil do Instagram do encontro C.O.R.P.O – www.instagram.com/c.o.r.p.o e acessar o formulário de inscrições no link da Bio. Tudo será virtual e gratuito: ensaios e apresentações.

O resultado da convocatória será divulgado no domingo, dia 31 de Janeiro, também no perfil do Instagram do encontro C.O.R.P.O.

O projeto C.O.R.P.O acredita que a dança e o movimento são para todxs os corpos e pessoas, independente de quaisquer padrões estabelecidos. Quanto maior a diversidade do grupo, mais enriquecedor para todxs será o processo de criação, e maior a chance de aprendizagem (e construção) da cultura da pluralidade e da paz. Nos fortalecemos enquanto indivíduos e sociedade, no encontro e convivência amorosa e respeitosa com o “corpo do outro”, com a “cultura do outro”. Assim um projeto cultural se torna ativo no combate aos preconceitos, ao racismo, machismo, a homofobia, a gordofobia e etc.

Ficha Técnica

Coordenação Geral – Vera Abib
Direção Artística – Marina Abib
Direção de Criação (artista convidado) – Cristiano Meirelles
Produção Cultural – Maria Fernanda Carmignotto
Produção Audiovisual – Henrique Balleiras
Assistência Audiovisual – Ana Carolina Arantes
Registro Documental (residência e performance visual) – Mariana Magalhães
Comunicação – Shel Almeida

“Este projeto foi contemplado pelo Edital Prêmio Aldir Blanc para projetos culturais do município de Bragança Paulista”

Fonte: Assessoria de Imprensa – Shel Almeida