Terceira semana do Inverno Casa Viva tem Zé Helder com rock caipira na sexta e Amilton Godoy e Léa Freire no sábado

Festival de Inverno Casa Viva Piracaia traz Quinta Músico-literária sobre Câmara Cascudo, Zé Helder e Gui Cordeiro com rock rural na sexta e, pra fechar o sábado, Amilton Godoy, ex-Zimbo Trio, e Léa Freire. Confira a programação:

19.07 | QUINTA MÚSICO-LITERÁRIA – Vivian Catenacci “Nas Trilhas de Câmara Cascudo” (part. esp. Luiz Waack)

A contadora de histórias e curadora das Quintas Literárias da Casa Viva Vivian Catenacci compartilha alguns dos tantos contos coletados pelo pesquisador Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), registrados no livro “Contos Tradicionais do Brasil” (1946).

Vivian Catenacci (Foto: André Pinto)

Horário: 20h30
Contribuição Sugerida: 10$

20.07 | SEXTA – Zé Helder e Gui Cordeiro em “Os Leões de Aleijadinho”

Zé Helder, violeiro conhecido por expandir sua viola caipira para o rock e outras linguagens, apresenta seu show “Os Leões de Aleijadinho”, com o baixista Gui Cordeiro. Nesse espetáculo, estão algumas composições de seus três discos solo anteriores (A Montanha – Pedralva, 2004; No Oco do Bambu – Folguedo/Tratore, 2009 e Assopra o Borralho – Folguedo/Tratore, 2015) mais composições de seu novo trabalho, que ainda está sendo gravado.

Zé Helder e Gui Cordeiro

“Há uma suposição – que mesmo não sendo historicamente exata não perde sua curiosidade – de que Aleijadinho, o famoso escultor do barroco mineiro, jamais viu um leão de verdade. Porém ele produziu várias esculturas com leões, criaturas totalmente tiradas da imaginação. Essa imagem de algo totalmente tirado da mente abre uma lacuna no tempo e permite total liberdade criativa; esse foi o motivo utilizado para adaptar conhecidas histórias de domínio público em uma interpretação livre, sem necessidade de se parecer com nada.” No show que realizam em duo os músicos celebram uma longa amizade no palco e fora dela com muitas canções autorais e outras músicas importantes da sua trajetória.

Horário: a partir das 21h30
Couvert Artístico: 20$

21.07 | SÁBADO – Amilton Godoy e Lea Freire em Lançamento do CD “A Mil Tons”

Amilton Godoy e Léa Freire apresentam o show “A Mil Tons”, com músicas de seu novo disco em dueto de piano e flauta. É a segunda vez que o pianista (ex-Zimbo Trio) e a flautista se unem para lançarem juntos um álbum. O primeiro trouxe composições de Léa para piano, colocando Amilton como intérprete. Desta vez, fazem o caminho contrário e o registro traz exclusivamente composições e arranjos de Amilton. O nome, sugestão de Léa, faz referência justamente a esta autoria. “A Mil Tons” traz 10 faixas instrumentais, com direção musical do próprio Amilton.

Amilton Godoy e Lea Freire (Foto: Mila Maluhy)

O resultado evidencia o virtuosismo e a maturidade musical de ambos. O disco saiu pelo selo Maritaca, que também assina a produção. A flauta e o piano seguem conectados, dialogando em sincronia por todo o disco/show. Cada música a revela um desafio diferente e proporciona uma nova descoberta aos ouvidos, alternando entre a execução do tema e a improvisação.

Horário: a partir das 21h30
Entrada: 35$ antecipado (40$ na porta – sujeito à lotação)

Casa Viva Piracaia

Funcionamento: de quinta a sábado a partir das 19h
Compra antecipada: 11 97292-7641 (WhatsApp/Vivo)
E-mail: piracaia.casaviva@gmail.com
Página do Facebook: casavivapiracaia
Instagram: @casaviva.piracaia

Nota da assessora de comunicação Ana Laura Mosquera