XI Concerto Especial de Taiko será realizado neste sábado (28)

Apresentações, às 17h e 20h, no Centro de Convenções, integram o Festival de Inverno Atibaia 2018 e as comemorações pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

As comemorações pelos 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil continuam em Atibaia. Neste sábado, dia 28 de julho, será realizado o XI Concerto Especial de Taiko, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.

XI Concerto Especial de Taiko será realizado neste sábado (Foto: Divulgação/PEA)

O Concerto Especial de Wadaiko, um estilo japonês de tocar Taiko, contará com duas apresentações, às 17h e às 20h, ambas com retirada de ingresso com uma hora de antecedência no mesmo local. Vale ressaltar que será entregue apenas um ingresso por pessoa e a distribuição está limitada à quantidade de assentos disponíveis.

XI Concerto Especial de Taiko será realizado neste sábado (Foto: Divulgação/PEA)

As apresentações serão realizadas pelo grupo de Taiko de Atibaia, Kawasuji Seiryu Daiko (iniciado em 2002 e comemorando 16 anos em 2018), um forte representante da relação entre Atibaia e Japão. O nome Seiryu significa “águas claras”, inspirado no nome de Atibaia, cuja origem Tupi possui mesmo significado; e o nome Kawasuji representa o estilo utilizado pelo grupo.

XI Concerto Especial de Taiko será realizado neste sábado (Foto: Divulgação/PEA)

Em Atibaia, além dessas apresentações, a comemoração pelos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil contou com cerimônia de homenagem a 16 representantes da história da comunidade japonesa reconhecidos pela contribuição ao desenvolvimento do município e duas exposições.

XI Concerto Especial de Taiko será realizado neste sábado (Foto: Divulgação/PEA)

A mostra “Juntos e Misturados”, aberta ao público no hall do Centro de Convenções até 30 de julho, é um tributo aos 42 anos de trabalho do ceramista Shugo Izumi, com obras do próprio artista e também de Rafael Dai Izumi.

Já a exposição “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, no subsolo do Centro de Convenções também até 30 de julho, foi cedida pelo Museu da Imigração Japonesa no Brasil e apresenta aos visitantes um resumo das adversidades enfrentadas e vencidas pelos imigrantes japoneses desde sua chegada ao Brasil, expressando a gratidão dos descendentes aos esforços de seus antepassados, que consolidaram a boa imagem da comunidade nipo-brasileira e o respeito perante a sociedade brasileira.