Ícone do site Atibaia.com.br

Educadores de SP dão dicas de como estudar para o Enem e o Vestibular nas férias

O desejado recesso escolar do meio do ano já chegou! Para a maioria dos estudantes, o momento será de muito descanso e lazer. Mas, quem está fazendo o terceiro ano do Ensino Médio, pode aproveitar essa pausa das atividades em julho para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas de vestibulares que serão realizadas no segundo semestre. Educadoras do Centro Paula Souza (CPS) explicam que tirar proveito desse momento é uma boa estratégia para se destacar nos exames, desde que haja equilíbrio entre o aprendizado e diversão.

Finalizar o ciclo escolar, se preparar para provas e lidar com a pressão de ingressar em uma universidade são situações que marcam o último ano do Ensino Médio. A supervisora da Gestão Pedagógica das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Amneris Ribeiro Caciatori, comenta que esta é uma fase estressante e cheia de cobranças. Por isso, o aluno que decide estudar nas férias precisa definir prioridades. “Criar um cronograma viável é fundamental para ter uma rotina bem-sucedida nos estudos”.

(Imagem Ilustrativa de Bethany Laird por Unsplash)

Amneris ressalta que é necessário que o aluno identifique a melhor forma de absorver os conteúdos e se organize para manter uma rotina de estudos em casa. Ela sugere começar escolhendo ferramentas de aprendizado como, por exemplo, resumos, esquemas e mapas conceituais.

A pedagoga ainda destaca as seguintes orientações para uma rotina de aprendizagem eficaz:

Psicológico como aliado

De acordo com a psicóloga e professora de Ética da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, Rosemeire de Fátima Ferraz, o cuidado com a saúde física e mental é indispensável para que o aluno alcance bons resultados em um exame. “Uma cabeça descansada terá muito mais chances de memorizar o que foi estudado, já que o desgaste da mente pode gerar dificuldade em reter informações e armazenar as memórias”, explica. Ela indica algumas estratégias para fazer com que a rotina de estudos seja um momento prazeroso. Confira:

“Estas são algumas dicas que contribuem para manter a rotina de estudos, sem abrir mão da qualidade de sua saúde física e metal”, destaca Rosemeire.

Para estudar para o processo seletivo das Etecs e Fatecs, o futuro candidato pode acessar as provas anteriores disponíveis no site do Centro Paula Souza.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Sair da versão mobile