Enem 2020 vai ser aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021

O Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira (8) que a edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

O exame que tradicionalmente ocorre no fim do ano teve de ser adiado por conta da suspensão das aulas presencias ocasionada pela pandemia do coronavírus.

Será a primeira vez que o exame terá uma versão online. (Imagem Ilustrativa)

O secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, afirmou nesta quarta que o ministério cogita realizar três edições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) no ano que vem, geralmente são duas. O sistema seleciona os estudantes para vagas nas universidades públicas, a partir do desempenho no Enem.

O secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, participou da videoconferência que anunciou o cronograma de provas.

“Agradeço a abertura que o ministério deu a esse debate, que não é simples. Imagina se perdemos a oportunidade de promover o Prouni ou rodar o Sisu. Essa é uma expectativa real ao conversarmos com a rede”, afirmou Soares.

Soares ainda reforçou que enquanto ocupou o cargo de ministro, teve a oportunidade de entender o quão complexo é o Enem. “O mais importante foi diálogo, a construção feita. Estamos apoiando a decisão do Inep e do ministério.”

Outras datas

O Enem digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A reaplicação do exame ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os resultados serão divulgados no dia 29 de março, segundo o MEC.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo