Ícone do site Atibaia.com.br

Estado de São Paulo determina retorno total dos alunos às salas de aula

Em 2020, escolas do mundo inteiro foram surpreendidas quando tiveram que fechar as portas e passar a atender os alunos remotamente por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), incluindo as mais de 5,1 mil unidades da rede estadual de São Paulo.

Agora, em 2021, cerca de 3,5 milhões de estudantes, mais que a população do Uruguai, retornam às salas de aula presencialmente. O retorno obrigatório determinado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é embasado na recuperação pedagógica desses estudantes e com aval das autoridades sanitárias. Ainda três programas servem como pilares para a reestruturação do ensino no pós-pandemia: Programa de Ensino Integral (PEI), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Paulista) e Bolsa do Povo Educação, confira:

(Imagem Ilustrativa: Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay)

Programa de Ensino Integral

O PEI, foi criado em 2012 pensando em um ensino integral de qualidade, voltado a ações pedagógicas que potencializam a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

Atualmente, o modelo está presente em 1.077 escolas estaduais de 308 cidades, atendendo a quase 450 mil alunos. No ano em que completa 10 anos, 2022, serão 952 unidades integrando o PEI, totalizando 2.029 unidades em 457 municípios.

Programa Dinheiro Direto na Escola

O PDDE-Paulista surgiu como alternativa de mais autonomia para as escolas estaduais decidirem suas prioridades. Com o repasse de verbas, de forma facilitada e menos burocrática, a comunidade escolar, junta, pode decidir onde investir de acordo com a sua realidade local. Para o período 2021/2022 serão R $1,2 bilhão repassados em recursos para aplicação direta em todo o estado. O investimento será aplicado em diversas áreas, sendo que metade dos recursos, cerca de R$ 625 milhões, é destinada a melhorias de infraestrutura nas escolas, com realização de serviços de manutenção e obras para pequenos reparos.

Bolsa do Povo Educação

O Bolsa do Povo Educação selecionou 20 mil responsáveis de alunos da rede estadual de ensino para prestar apoio geral às escolas, com um benefício mensal de R$500 por mês durante seis meses. Eles atuam principalmente no acompanhamento de protocolos sanitários, garantindo o retorno presencial seguro para estudantes e funcionários.

O principal objetivo é auxiliar as famílias a superar os desafios educacionais e financeiros provocados pela pandemia e ampliar o envolvimento de toda a comunidade escolar, reforçando vínculos entre alunos, professores e servidores da Educação e gerando novos postos de ocupação.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Sair da versão mobile