Primeiro Mutirão de Qualificação profissional de SP oferece 240 mil vagas em cursos

Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial.

O governo de Sâo Paulo anunciou na segunda-feira (26) o primeiro Mutirão de Qualificação, com a oferta de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. Os cursos virtuais, remotos e presenciais estarão disponíveis nos 645 municípios do estado. O anúncio faz parte do Retomada 21/22, plano anunciado dia 16 para impulsionar a economia do estado.

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros. Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia, economia criativa e idiomas. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial. As inscrições estão abertas e são feitas virtualmente.

As aulas serão realizadas em formato online ou presencial. (Imagem Ilustrativa de fancycrave1 por Pixabay)

Cursos e inscrições

No pilar de qualificação profissional, são 100 mil vagas em cursos nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo. Há opções de aulas online e presenciais. As inscrições estão abertas e serão realizadas de maneira contínua nos sites:

• Cursos de Economia Criativa, Varejo, Gestão e Tecnologia: www.cursosviarapida.sp.gov.br
• Cursos de tecnologia e Idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos: www.novotec.sp.gov.br/parcerias

No pilar de empreendedorismo, são 140 mil vagas em cursos de curta duração, por meio do Empreenda Rápido, para apoiar empreendedores no passo a passo para abrir o seu negócio e/ou trabalhar como freelancer. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas e contam com opções online e presencial. As inscrições já estão abertas e serão realizadas de maneira contínua pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br.

Sobre as inscrições, os cursos remotos, com aulas ao vivo mediadas por tecnologia, oferecidas pelo Senac e pelo Centro Paula Souza vão até dia 03/11, com previsão de início das aulas a partir do dia 09/11. Os cursos virtuais autoinstrucionais oferecidos com a Univesp, e os cursos para jovens de 14 a 25 anos oferecidos pelos parceiros privados como Education First, Digital Innovation One e Microsoft, têm inscrições abertas continuamente até todas as vagas serem preenchidas.

Sobre Via Rápida

O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região em parceria com os municípios, por meio do Centro Paula Souza, Senac e Univesp.

Sobre Novotec

Programa do Governo de São Paulo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza, Secretaria de Educação, Education First, Digital Innovarion One e Microsoft, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes do ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

Sobre São Paulo Criativo

Atua na qualificação e formação profissional dos inscritos com foco no desenvolvimento da criatividade de forma inovadora e empreendedora, nas áreas de artes, moda, cultura e design. Os cursos são realizados em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Senac

Sobre o SP Tech

Programa que oferece cursos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação, em que há a possibilidade de escolher o formato e o caminho dos seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação. Os cursos são realizados em parceria com a Univesp, Senac, Centro Paula Souza, Alura e Digital Innovation One

Sobre Empreenda Rápido

O Empreenda Rápido é um programa do Governo de São Paulo, em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer o que ele necessita para abrir ou ampliar seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do estado. O programa ainda conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Jucesp e do Centro Paula Souza, e está conectado aos programas de qualificação ofertados pelo Governo de São Paulo.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo