Adianta fazer uma hora diária de exercícios e passar o resto do dia sentado?

Profissionais dão dicas de como se movimentar em casa em momentos fora da malhação para evitar dores, lesões e trombose.

Seja em casa, ao ar livre, no clube ou na academia, é fundamental que uma parte do dia seja reservada para a prática de diferentes exercícios. Porém, tão importante quanto se exercitar de forma organizada é manter o corpo em movimento por boa parte do dia, mesmo fora do período da malhação. Praticar atividades físicas por uma ou mais horas diariamente é muito benéfico para a saúde, mas não é um passe-livre para passar o restante do dia sem se mexer. Segundo a cardiologista Mariana James, especialista de exames de imagem cardiovasculares e profissional do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, ficar parado por longas horas pode ocasionar lesão articular ou muscular, além de ser fator de risco para trombose.

(Imagem Ilustrativa de tookapic por Pixabay)

“Dependendo do tipo de exercício que se pratica durante a hora diária, o maior risco é de lesão articulares e/ou muscular. Se for prática aeróbica, o recomendado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) é de 30 a 60 minutos de exercício aeróbico moderado de cinco a sete vezes por semana. Mas o ideal é que a pessoa se mantenha ativa durante a maior parte do dia”, recomenda a médica.

O professor de educação física Fabrício Mattos chama a atenção para outro detalhe: a constante movimentação corporal é necessária para que o organismo mantenha o gasto calórico adequado. Com isso, ficar o restante do dia parado leva a pessoa a se alimentar de forma desregrada e é prejudicial ao corpo.

Riscos de doenças vasculares

Além do risco de a pessoa ter alguma lesão muscular ou articular, passar a maior parte do dia sentado ou deitado por muitas horas é fator de risco para uma série de doenças. Mattos alerta que hipertensão, osteoporose, desequilíbrio do HDL (colesterol bom), doenças articulares, diabetes, perda de massa muscular, doenças na coluna vertebral e obesidade são alguns males que do comportamento sedentário. Distúrbios de sono, depressão e ansiedade também são consequências comuns. Já Mariana James chama a atenção para o risco de trombose.

A cardiologista explica que a doença costuma ser mais fácil de aparecer em casos em que a pessoa fica mais de 20 horas sentada em um avião durante alguma viagem, ocasionando a chamada “Síndrome da Classe Econômica”. Mas embora o risco seja bem menor para quem está dentro de casa, ela alerta que o problema pode surgir em quem passa boa parte do tempo deitado.

“A trombose que pode ocorrer em voos muito longos se deve à posição sentada por muito tempo, na qual há uma dificuldade do retorno venoso (o sangue venoso retornar ao coração), podendo ocorrer a formação de coágulos (trombos). Por isso a importância de se movimentar para impulsionar o sangue de volta ao coração. Em casa isso seria mais difícil, pois as pessoas costumam transitar de um cômodo ao outro. Mas se a pessoa permanecer somente deitada por longas horas, pode ocorrer sim, só depende também de uma pré-disposição à doença”, detalha Mariana.

Movimentos simples que fazem a diferença

Diante dos riscos para o organismo, para o humor e para p bem-estar, quais os movimentos simples que podem ajudar no dia a dia o corpo a se manter movimentado? A médica explica que atitudes como subir escadas e andar pela casa são boas dicas de se manter ativo. Para isso, ela recomenda que se evite pegar o elevador e que, ao se sentar, a pessoa mantenha a coluna e a postura eretos para ativar a musculatura paravertebral, além de alongar-se quando se levantar.

Movimentos simples que podem ser feitos em casa e ajudam o corpo a se movimentar

  • Subir escadas (evite o uso do elevador);
  • Se a pessoa tiver filhos, realizar brincadeiras que estimulem o movimento do corpo, como pega-pega, pular corda ou jogar bola;
  • Fazer alongamentos distribuídos ao longo do dia;
  • Andar pela casa;
  • Na hora da faxina, evite o uso de equipamentos de limpeza eletrônicos, como encerador e aspirador de pó. Dê preferência à vassoura e/ao rodo. Mas não se esqueça do cuidado com a coluna na hora de realizar tais atividades domésticas.

Fonte: Globoesporte.globo.com (leia a matéria completa)