Ícone do site Atibaia.com.br

Diretrizes da OMS sobre atividade física: o que mudou em uma década?

A atualização das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2020, comparada com as recomendações anteriores publicadas em 2010, reafirma que qualquer atividade física é melhor do que não praticar nenhuma e fornece uma nova indicação sobre redução de comportamentos sedentários.

O estudo revisou as evidências para avaliar associações entre atividade física e comportamento sedentário, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos específicos. Essas diretrizes destacam a importância de a atividade física ser realizada regularmente, abordando fortalecimento aeróbio e muscular. E pela primeira vez, existem tópicos para populações específicas, incluindo mulheres grávidas, puérperas e pessoas que vivem com condições crônicas e/ou com deficiência.

(Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay)

Dessa forma, a diretriz apresenta as recomendações de atividade física, seus benefícios e o que cada grupo pode fazer para evitar comportamentos sedentários que resumimos a seguir:

Crianças e adolescentes (com idade entre 5 e 17 anos), incluindo aqueles que vivem com deficiência:

Benefícios:

Recomendações:

Adultos (com idade entre 18-64 anos), incluindo aqueles com condições crônicas e aqueles que vivem com incapacidade:

Benefícios:

Recomendações:


Adultos mais velhos (com 65 anos ou mais) incluindo aqueles com doença crônica e aqueles que vivem com alguma deficiência:

Benefícios:

Recomendações:

Grávidas / puérperas:

Recomendações:

Uma questão adicional relacionada às recomendações de sedentarismo foi a decisão de optar especificamente pelo uso do termo ‘’comportamento sedentário’’ em vez de ‘’tempo sentado’’, que tem sido comumente usados em várias diretrizes nacionais. Essa escolha de foi deliberada e feita para incluir pessoas que vivem com deficiência e, portanto, enfatizar as opções para reduzir comportamento sedentário entre usuários de cadeiras de rodas e pessoas com baixa mobilidade, onde ficar sentado por muito tempo pode ser inevitável. Para essas pessoas, o tempo sedentário pode ser minimizado por meio da atividade física enquanto se permanece sentado.

Os benefícios da prática de atividade física vão além da saúde, com evidência em diversos outros campos que demonstram como ela afeta positivamente nas áreas de impactos sociais, econômicos e ambientais nas populações fisicamente ativas. Agora é hora de trabalhar para garantir e apoiar a adoção e implementação destes novas diretrizes para melhorar a qualidade de vida da população.

Fonte: EuAtleta.com

Sair da versão mobile