Estão abertas as inscrições para o 40º Torneio dos Trabalhadores de Atibaia

Empresas da cidade podem se inscrever junto à Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura até o dia 25 de março.

O Torneio dos Trabalhadores de Atibaia, tradicional competição esportiva promovida pela Prefeitura no município, chega a sua 40ª edição em 2022 e está com inscrições abertas até o dia 25 de março. E neste ano há uma grande novidade: a premiação em duas categorias, sendo uma para cada gênero, ou seja, o torneio consagrará um campeão geral no feminino e também um campeão geral no masculino. Nesta edição os funcionários-atletas disputarão o “Troféu Reinaldo de Jesus Alves”, conhecido como Telê – em homenagem ao servidor público do Executivo já falecido, monitor esportivo e um colaborador constante na área dos esportes em Atibaia.

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) de Atibaia, a inovação de dois campeões gerais do torneio, sendo um vencedor para cada gênero, promoverá igualdade e democratização e ainda ampliará as chances de empresas de menor porte da cidade alcançarem o título máximo da competição.

(Imagem Ilustrativa: anncapictures por Pixabay)

As empresas do município interessadas em participar do torneio devem se inscrever junto à Secretaria de Esportes e Lazer pelo e-mail esportes@atibaia.sp.gov.br . O Congresso Técnico da competição acontecerá no dia 30 de março, às 19h30, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), apenas para as empresas já inscritas (não serão aceitas inscrições na hora), as quais têm obrigatoriedade de presença no congresso.

De acordo com o regulamento do torneio, para a participação é indispensável que a empresa esteja sediada em Atibaia e regularmente inscrita junto à Prefeitura (juridicamente cadastrada). Além disso, a empresa inscrita deverá entregar um cheque caução no valor de R$ 500, que será utilizado para a fomentação da prática de esportes no município caso a empresa se ausentar em algum dos seus compromissos ao longo da competição. Se não houver qualquer ausência nos jogos, o cheque retornará integralmente para a empresa no encerramento do torneio, já que a participação nos jogos é gratuita (e não há limite de inscrições por empresa).

O 40º Torneio dos Trabalhadores de Atibaia contará com 18 modalidades, todas disputadas no feminino e também no masculino: atletismo; basquetebol; bilhar; biribol; bocha; damas; dominó; futebol de campo; futebol society; futevôlei; futsal; natação; pebolim; voleibol; vôlei de praia; tênis de mesa; truco; e xadrez.

As três empresas melhores colocadas na classificação geral do torneio, tanto no feminino quanto no masculino, receberão troféus. Também haverá troféus para as empresas que conquistarem a primeira e a segunda posições de cada modalidade disputada, em cada gênero. E ainda serão distribuídas medalhas para os funcionários-atletas que alcançarem as três primeiras posições de cada modalidade disputada, em cada gênero.

Conforme a Secretaria de Esportes e Lazer, o Torneio dos Trabalhadores de Atibaia objetiva a promoção do esporte em benefício da saúde e do bem-estar, assim como meio de lazer e integração de trabalhadores no município, reunindo funcionários-atletas de diversas empresas estabelecidas na cidade.

Na última edição do torneio, em 2019, um total de 47 empresas e cerca de 1.600 funcionários-atletas participaram dos jogos. Em 2020 a competição chegou a ser iniciada (como 40ª edição) mas teve que ser interrompida em virtude da pandemia de Covid-19, que também impediu as disputas no ano de 2021. Agora, o torneio retorna como 40ª edição, conforme padrão utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo para competições paralisadas/retomadas em razão da pandemia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia