Bairros de Atibaia terão racionamento de água a partir desta quarta-feira (7)

A SAAE divulgou uma nota oficial informando que, devido à escassez hídrica, ocasionada pelo período de estiagem e agravadoa com o calor excessivo dos últimos dias, toda a região sudeste do Brasil tem tido problemas com o abastecimento, sobretudo o interior de São Paulo.

Atualmente, Atibaia é abastecida por dois sistemas principais de captação superficial. O Córrego do Onofre, que abastece a região de Caetetuba, Cerejeiras, Imperial e imediações, e o Rio Atibaia (Sistema Cantareira), responsável por abastecer o restante do município. Contudo, ambos estão em níveis críticos e os dois não são interligados, o que dificulta o equilíbrio dos recursos disponíveis ao município.

Bairros de Atibaia terão racionamento de água (Imagem Ilustrativa de Henryk Niestrój por Pixabay)

De acordo com a SAAE, a equipe está trabalhando para conectar os dois sistemas e, assim, minimizar os impactos à população. Enquanto a manobra não é finalizada, a SAAE adotará, com intuito de manter o abastecimento do município, um Plano de Contingência.

Toda quarta-feira, sexta-feira e domingo será interrompido o abastecimento, das 21h às 6h dos bairros abastecidos pela Setor Cerejeiras/Imperial e Setor Alvinópolis.

Ainda segundo a SAAE, a ação visa minimizar o impacto à população e, ao mesmo tempo, proporcionar um fôlego ao sistema de abastecimento, para que seja possível transpormos esse período de estiagem.

O racionamento deverá se estender até o dia 18 de outubro, quando o plano será revisto. Contudo, se necessário, pode ser alterado a qualquer momento.

Vale ressaltar que, uma vez liberada, a normalização total do abastecimento não é imediata e a água poderá vir turva, por isso, é recomendado fechar a borboleta marrom do cavalete.

Fonte: Assessoria de Imprensa SAAE Atibaia