Ícone do site Atibaia.com.br

Capivaras são retiradas do Lago do Taboão e do Portal em Bragança Paulista

Vinte e oito capivaras foram retiradas do Lago do Taboão e do Portal em Bragança Paulista na última quinta-feira (23). A medida atende uma decisão judicial para controle do aumento da população desses animais na área urbana da cidade.

Capivaras foram levadas para uma propriedade particular (Foto: Prefeitura de Bragança Paulista/Divulgação)

O trabalho de manejo foi feito pela Prefeitura de Bragança Paulista. Sete capivaras estavam no Lago do Taboão e 21 no Portal. Ao todo são cerca de 80 animais, cuja retirada vai ser dividida em mais duas etapas.

O destino delas é uma propriedade particular às margens do reservatório da represa do Jaguari, considerado o habitat ideal.

De acordo com a prefeitura, as capivaras na área urbana oferecem risco por estarem em área de grande movimentação, podendo causar acidentes ou serem atropeladas. Além disso, a ação pretende evitar a propagação do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Não há nenhum caso da doença na cidade.

Mais duas etapas de manejo dos animais serão feitas (Foto: Prefeitura de Bragança Paulista/Divulgação)

Para adaptação das capivaras, antes da remoção, foi iniciado um processo de agrupamento dos animais em um cercado. No local elas podiam se alimentar de milho, capim e cana-de-açúcar.

Além dois dois pontos onde ocorreu o manejo, também serão alvo do trabalho endereços como o Village Santa Helena, Lago dos Padres e Hotel Santo Agostinho. As ações são acompanhadas por veterinários e técnicos da prefeitura.

Fonte: G1.globo.com

Sair da versão mobile