Obras para conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto são realizadas em Caetetuba

A população do bairro Caetetuba e região está mais próxima de receber uma importante obra de saneamento básico. A Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, está executando no momento, uma importante fase da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caetetuba. As frentes de trabalho estão atuando na implantação do emissário de efluente tratado que será responsável em levar o esgoto já tratado até o rio Atibaia.

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caetetuba (Foto: Divulgação)

A obra contempla 725m de tubulação de 400 a 600mm. Parte dessa tubulação passa por dentro do acesso da ETE Caetetuba e depois segue pela Rua dos Pires até chegar à margem esquerda do Rio Atibaia.

De acordo com o diretor operacional da Atibaia Saneamento, Sérgio Bovo, no encontro dessa tubulação com o rio, foi construída uma estrutura chamada de “muro ala” que serve de proteção contra a erosão na margem do rio. A obra é fundamental para que a nova Estação de Tratamento de Atibaia possa entrar em funcionamento.

“A implantação do emissário faz parte das obras da fase 1 do projeto que será entregue no mês de dezembro. A ETE Caetetuba é modular e possui 3 etapas de implantação de 70 l/s cada, totalizando 210 l/s e, com essa primeira fase, irá aumentar em 70 l/s o tratamento de esgoto no município e representa um acréscimo de 12% no tratamento total de Atibaia. No final da terceira etapa serão beneficiados cerca de 25 bairros com sistema de coleta e tratamento de esgoto”, contou o diretor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Atibaia Saneamento