Pedra Grande reabriu para visitação no último fim de semana

O governo do estado de São Paulo suspendeu as restrições de fase vermelha aos fins de semana que tinham sido anunciadas no dia 22 de janeiro. Na prática, as restrições valeram apenas nos dias 30 e 31 de janeiro e, no último sábado (6), as regiões voltaram a operar segundo a sua classificação no Plano São Paulo. Atibaia faz parte da região de Campinas, que está classificada na fase amarela, o que significa que serviços não essenciais voltam a ter autorização para funcionar nos fins de semana. A medida inclui os parques estaduais e, com isso, o Parque Estadual do Itapetinga e Monumento Natural Estadual (MONA) da Pedra Grande reabriram sábado (6) e domingo (7).

Pedra Grande (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Atibaia)

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado, algumas medidas de prevenção foram adotadas na reabertura dos parques, como horário de funcionamento reduzido, utilização de máscaras e protocolos de higiene e distanciamento. Administrada pela Fundação Florestal, a Pedra Grande chega a receber entre 60 a 80 mil visitantes por ano, uma das maiores visitações se comparada a outras unidades de conservação do estado.

Devido à intensa visitação, foram criados regramentos específicos para garantir a conservação ambiental da área, como o Plano de Uso Público do Parque Estadual do Itapetinga e do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande (Portaria Normativa FF/DE nº 325/2020). A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) foi a vencedora do concurso de projeto realizado em 2020 para apoiar a implementação das normas do Plano e, junto com a Fundação Florestal e o Clube Atibaiense de Voo Livre (CAVL), já começou a implantar o projeto de conservação da Serra do Itapetinga.

Nos últimos meses, diversas ações foram realizadas, destacando-se a orientação e apoio aos visitantes, a recuperação de erosões e manejo da trilha da Pedra Rachada, um dos símbolos de Atibaia, e a coleta de informações para orientar o processo de ordenamento da visitação da Laje da Pedra Grande. De acordo com pesquisa realizada pela SIMBiOSE no período de 10 de outubro a 10 de dezembro, mais de 18 mil pessoas subiram a Pedra Grande nos finais de semana. Somando-se as visitações durante a semana, a entidade estima que mais de 19 mil pessoas estiveram na Laje da Pedra Grande nesse período. Desse total, 22% são moradores de Atibaia, 29% vêm da cidade de São Paulo e 49% são turistas provenientes de 188 municípios de 16 estados do Brasil e de 6 países (China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Japão e Portugal).

Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas com a Fundação Florestal pelo telefone (11) 4402-3533, pelos e-mails monapedragrande@fflorestal.sp.gov.br e pe.itapetingal@fflorestal.sp.gov.br ou ainda pelo site https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia