Ursa toma banho de piscina para aliviar calor acima de 30 °C em Joanópolis

Para enfrentar o verão com temperaturas acima de 30 °C, a ursa Rowena – que foi transferida de um zoológico no Piauí para um santuário de animais em setembro – tem banhos de piscina diários intercalados com alimentação especial em Joanópolis (SP).

Ursa Rowena tem banhos de piscina diários para se refrescar do calor (Imagem: Reprodução/Rancho dos Gnomos)

Embora as temperaturas na nova casa sejam amenas em comparação com o calor que chegava até 40 °C em Teresina, o animal é da espécie parda, natural de países frios da América do Norte. No santuário, Rowena tem uma estrutura adaptada para não sofrer com os dias mais quentes.

“Quem viu o momento da chegada dela aqui e vê agora, houve uma diferença gritante. A piscina é de água da mina, natural, bem geladinha. Todos os dias ela passa pela piscina e fica um pouquinho antes de ir dormir”, disse o diretor do santuário, Marcos Pompeu. A ursa vem apresentando comportamento dócil durante o período de adaptação no local.

“Pensamos tudo para ela quando construímos o recinto. Fica em um ponto bem alto e tem uma condição térmica agradável porque é bem ventilado. Está em uma posição bem estratégica. Além disso, temos as grutas e piso de areia”, explica.

A ursa, que chegou a ganhar o apelido de ‘ursa mais triste do mundo’ durante a campanha para transferência do animal por causa do calor e condições que enfrentava no antigo endereço, também recebe alimentação pensada especialmente para ela.

“Ela come frutas com bastante diversidade e com bastante líquido, como melancia, melão e laranja”, explicou Pompeu. No local ela ainda tem uma caverna e uma piscina, além de uma cama com feno.

Histórico

O animal viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico no Piauí até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ursa descansa em santuário de animais em Joanópolis (Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos)

Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. A transferência foi feita porque a temperatura média de 40°C em Teresina não era a adequada para o animal.

Ela foi transportada até São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e levada em uma cabine climatizada especial até Joanópolis, no interior paulista.

Assim que chegou, veterinários constataram que a ursa tinha uma infestação de verminose grande, além de dificuldades de visão e de locomoção naturais para a idade do animal, que é considerado idoso.

Fonte: G1.globo.com